Muitos de nossos leitores solicitam uma análise politológica dos movimentos políticos e das coligações partidárias que antecipam as convenções em vista das eleições de 2014 em Santa Catarina.
Antes de sairmos metralhando os partidos políticos e a política, lembre-se: o voto é seu. É você que decide! Eles definiram os aliados, os marqueteiros, os nomes da majoritária e da proporcional, mas é você que vota!
Eles agora contam com você, comigo, conosco. Querem-nos segurando bandeiras, colando adesivos e quando não, defendendo-os, discutindo, rivalizando, muitas vezes, correndo o risco de criar inimizades para sustentar o projeto político-personalístico deles. Eles contam conosco!
Lembre-se, na democracia não há cabresto. Não há imposições, não há coronelismo. Nós somos livres para escolher.
Coligue com aquilo que você tem de melhor: coligue com seus valores, coligue com sua retidão de caráter, coligue com sua consciência, e deixe para eles as coligações espúrias e esdrúxulas que não pensam em você.
Eles querem o seu voto. Mas é você que escolhe com quem se coligar. Coligue com a causa da verdade e da justiça: esta coligação é maior do que qualquer “ajuntamento” político. Não tenha medo, você é livre!
Conexão Europa
Na última semana estive em Portugal. Fiquei impressionado com as características arquitetônicas que recorda cidades históricas catarinenses como: São Francisco do Sul, Florianópolis e Laguna. No meio do belo panorama, manifestos econômicos se atrelam com cartazes: “O euro prejudica Portugal, vamos sair do euro”. E agora?