A colheta de pinhão foi liberada em Santa Catarina nessa quarta-feira (1º). A expectativa dos produtores é que a safra 2015 sejá melhor que a do ano passado.
Para evitar que a semente seja colhida ainda verde, uma lei estadual proíbe a colheita do pinhão antes de abril. O coletor Mauro Melo, que vive em Painel, seguiu a risca a norma, mas teve receio de perder parte da produção. Segundo ele, as pinhas amadureceram mais cedo este ano.
"Já foi pinhão fora, já tinha que ter colhido antes", afirma. No ano passado ele colheu 750 quilos de pinhão e em 2015 pretende colher 500 quilos a mais.
Além da expectativa de uma produção maior, pela primeira vez os produtores de Santa Catarina serão beneficiados pela política de preço mínimo.
"Para nós que lidamos com o pinhão é bom porque aí não pode baixar. No ano passado cheguei a vender por R$ 2", detalha. Este ano, o valor minímo será de R$ 2,62
O Município de Painel é o maior produtor de Pinhão do Estado. Este ano o município espera colher mais de 500 toneladas da semente, cerca de 20% por cento a mais que em 2014. Os produtores esperam um inverno severo, já que quanto maior o frio, maior é a venda de Pinhão.
"Torcer para o frio. O frio é que faz a turma consumir o pinhão. Pinhão de qualidade está garantido, e hoje o pinhão é de qualidade porque ninguém tira verde e o ciclo dele já começou antes de ser liberado", detalha o secretário de agricultura de Painel, José Pedro da Rosa.
Com informações do site G1 SC