As escolas e entidades de Santa Catarina, parceiras do programa de coleta de óleo saturado da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), receberão o seu bônus referente ao trabalho realizado no ano passado, a partir deste mês. Em Tubarão, participam seis escolas. Em Gravatal e Braço do Norte, duas.
A entidade mantém o programa desde 2009 e até o fim de 2014 já havia recolhido 422.618 litros. Cada escola parceira realiza uma primeira filtragem do óleo e o entrega na filial da Afubra onde está cadastrada. Esta, por sua vez, envia o óleo para o Parque da Expoagro Afubra, em Santa Cruz do Sul (RS), onde está instalada a Usina de Bioenergia. O óleo saturado é transformado em biodiesel e usado em veículos da Afubra.
As escolas e entidades parceiras recebem R$ 0,50 por litro coletado. O bônus pode ser trocado por mercadorias em qualquer uma das lojas da Afubra. As garrafas pet onde o óleo saturado é armazenado são doadas para uma usina de reciclagem de Santa Cruz do Sul. A glicerina é usada em projetos de pesquisa que estudam a sua melhor forma de uso.
O projeto também é desenvolvido no Paraná e no Rio Grande do Sul.
Com informações do jornal Notisul