Alunos do curso técnico de Mecatrônica tem um novo desafio pela frente, participar da etapa nacional da competição
Estimular crianças e jovens a trilharem caminhos que se conectam com a ciência e tecnologia é um dos compromissos que o Colégio Satc desempenha nos diferentes níveis de ensino. Para consolidar essa aprendizagem prática, quatro alunos do curso técnico de Mecatrônica conquistaram a medalha de bronze na etapa de Santa Catarina da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). O desafio agora é a confirmação da vaga para a etapa nacional da competição.
Durante a OBR, que ocorreu de forma virtual, os alunos precisaram colocar em prática os conhecimentos de programação e eletrônica que viram em sala de aula. “A equipe criou a programação de um robô que é representado por um carrinho. Ele precisa completar um trajeto com obstáculos e ao final deve realizar o salvamento de bolinhas que representam vítimas”, explicou a coordenadora das Tecnologias Aplicadas do Colégio Satc, Andreia Mariot Scarduelli.
Para o professor Vargner Rodrigues, a conquista representa o esforço e engajamento dos estudantes em buscarem novas experiências. “Vejo esse resultado como uma recompensa para o esforço que a equipe dedicou na competição. Onde puderam também utilizar as habilidades de resolução de problemas utilizando programação que aprendem durante o curso”, destacou.
Duas equipes do Colégio Satc participaram da OBR. A medalha de bronze foi conquista pelos estudantes Gustavo Minatto, Vitor Garcia de Godói, Kauan Nunes e Michel Almeida, com a orientação dos professores Vagner Rodrigues e Cleber Izidoro. Já o grupo formado pelos alunos, Brendon Córdova Silveira, Elias Enns e Gabriel Maurilio Teixeira, com a orientação do professor Guilherme Cardoso Cruz, conquistou o 5º lugar.
Robótica educacional
A descoberta, a inquietude e o aprender fazendo são princípios de uma aprendizagem inovadora que busca a tecnologia como ferramenta de ensino. E a robótica leva as crianças e jovens a pensarem na essência dos problemas e a colocarem seus conhecimentos em prática.
“Participando de eventos como esses ligados à tecnologia os alunos têm oportunidades de novas vivência, mostrando seus conhecimentos e até mesmo ultrapassando os seus limites. Essa conquista representa a dedicação dos nossos alunos”, pontuou Andreia.
O dinamismo que a robótica desperta na vida estudantil, faz com que os estudantes possuam uma formação ainda mais completa e convergente com assuntos inovadores. “A área da robótica desperta motivação para que estudantes consigam pensar e resolver problemas “da vida real” muito parecido com que eles encontrarão no mercado de trabalho”, ressaltou Rodrigues.