A escassez de água no planeta e, principalmente agora na região sudeste do Brasil, coloca a população em alerta para um problema que já era previsto. Preocupado com esta situação, que cedo ou tarde vai afetar a todos, o colégio Michel acaba de instalar uma caixa para a captação de água da chuva, que será utilizada na lavação de quadras, pátios, muros, calçadas e regar a horta dos alunos.
O reservatório adquirido pelo educandário, com capacidade para 10 mil litros, é apenas o ponto de partida para um projeto bem mais amplo. Instalada ao lado da quadra interna, a caixa capta a água por meio das calhas, que desce por gravidade em canos, de onde é coletada para uso diário.
Além da questão da sustentabilidade, o colégio, que gasta em torno de R$ 2,7 mil por mês na fatura de água, prevê uma economia inicial de aproximadamente 30%.
A irmã diretora Maria do Socorro explica que o colégio precisa ser exemplo para seus alunos, mostrando a importância de medidas sustentáveis. “Com certeza vamos ampliar esse projeto, já que em poucas horas de chuva a caixa encheu. Precisamos aproveitar o recurso e fazer a nossa parte diante de uma questão tão séria”, finalizou.
Colaboração: Graziela Caldas / Comunicação Colégio Madre Teresa Michel