Colégio fez parceria com o Centro Educacional Nossa Imagem, de Criciúma, e com a Faculdade Estácio.
O Centro Educacional Meta lançou novidades nesta segunda-feira (3). O Colégio irá oferecer cursos técnicos em parceria com o Centro Educacional Nossa Imagem (Ceni), que já atua em Criciúma e Florianópolis, e também trará a faculdade de ensino à distância (EAD) por meio da Estácio. As inscrições para os cursos de graduação já estão abertas.
A novidade atende uma necessidade da região de Orleans por oferecer qualificação técnica para estudantes do Ensino Médio e aprimoramento de profissionais que já estão no mercado de trabalho. A diretora do Colégio Meta, Marlene Turazzi Moreira, explica como aconteceu a parceria com o Ceni e a Estácio. “Já faz um tempo que estou procurando uma faculdade à distância e também cursos técnicos. Eu queria trazer algo diferente para Orleans e a escola como cursos que não tem na região. Conversamos com o pessoal do Ceni e da Estácio e eles tem os cursos que estávamos realmente procurando e fechamos essa parceria, tanto para cursos técnicos como para faculdade EAD”, explica a diretora.
A gestão do Ensino Médio também passa a ser feita pelo Ceni a partir de 2020. A diretora Marlene explica que a mudança ocorre para oportunizar aos alunos que façam um curso técnico com preço acessível. “O Ensino Médio tem um valor x comigo e vem um curso técnico que tem mais um valor x. Ficaria inviável para os alunos. Então sugeri que o Ceni assumisse o Ensino Médio e cobrasse apenas uma taxa para fazer o técnico para não onerar muito e assim todos terão oportunidade de fazer o curso”, explica.
Mesmo com a mudança de gestão, quase nada vai mudar para os alunos do Ensino Médio. Os professores, o material didático e o espaço físico não mudarão. Segundo a diretora administrativa do Ceni e proprietária do polo da Estácio, Mainara Formentin, vão ser agregados ao Ensino Médio no futuro mais conhecimento e preparação para vestibulares.
Mainara também destaca a escola de implantar os cursos técnicos e a faculdade EAD em Orleans. “Viemos porque sabemos que o mercado aqui está bem escasso de cursos técnicos e também na questão de graduação EAD e também para facilitar a rotina da população, que é tão corrida. A faculdade e a pós-graduação irá facilitar bastante a vida dos moradores aqui da região. Os cursos técnicos são para já deixar os alunos do Ensino Médio com uma profissão e a comunidade em geral também para ter essa qualificação profissional aqui perto e não precisar se deslocar para Criciúma e Tubarão”, explica a diretora.
Os orleanenses poderão se inscrever em uma graduação ou pós-graduação já para o primeiro semestre de 2020. Todos os cursos de graduação da Estácio poderão ser feitos no polo de Orleans, onde os alunos receberão o apoio pedagógico necessário. Já os cursos técnicos têm a previsão de serem implantados até o segundo semestre de 2020, já que precisam de autorização do Conselho de Educação. O público terá como opções os seguintes cursos técnicos: saúde bucal, prótese dentária, segurança do trabalho, marketing, radiologia, enfermagem e estética.
O diretor executivo e proprietário da Estácio, Marcelo Aurélio Borges, conta as ações que estão sendo feitas já nesse ano. “Estamos fazendo um trabalho de conscientização dos alunos do Ensino Médio e nono ano de que o curso técnico é uma sequência importante na vida estudantil deles, porque eles precisam ter uma profissão saindo do Ensino Médio. Eles vão ser o diferencial em meio aos alunos de outras instituições da mesma idade, porque vão terminar o Ensino Médio já com uma profissão e podem ingressar no mercado de trabalho. Assim vão estar um passo à frente”, explica.
Pensando em fazer essa conscientização dos adolescentes, o Colégio Meta recebeu alunos das três escolas estaduais de Orleans para assistirem uma palestra. Os alunos das escolas Samuel Sandrini, Toneza Cascaes e Costa Carneiro, ouviram a psicóloga Sigrid Luciane Luchtemberg falar sobre “Orientação profissional – Construindo caminhos para o futuro”.
Os alunos também conheceram os cursos técnicos que estarão disponíveis e tiraram todas as dúvidas sobre o ensino técnico.