Geral

Colégio CMG promove 5ª edição da Jornada Tecnológica Científica

Proposta do evento, que inicia no próximo dia 09, é aproximar instituições de ensino, indústria e comunidade para transformação social.

Foto: Divulgação/Alissa Steilen

A ciência como meio de transformação social. Esse é o tema que pautará a 5ª Jornada Tecnológica Científica, promovida pelo Colégio Maximiliano Gaidzinski (CMG), de Cocal do Sul, instituição da Eliane Revestimentos. O evento, que é aberto ao público, acontece entre os dias 09 e 11 de outubro, no Salão Paroquial do município, e tem como principal objetivo apresentar os trabalhos científicos desenvolvidos pelos seus alunos e integrar instituições educacionais, indústria e comunidade em geral na busca pelo fortalecimento da educação e da formação de profissionais na região.

Durante os três dias, o público poderá participar de uma extensa programação que envolve exposição de trabalhos científicos apresentados por alunos do CMG, palestra, seminário, festival de linguagem, feira de livro, apresentações culturais, teste vocacional, entre demais atividades. Nesta edição, a novidade será a ação social promovida pela Fundação do Meio Ambiente, com coleta seletiva, e pela Secretaria de Saúde de Cocal do Sul, que realizará exames de saúde e atividades voltadas à saúde bucal.

Foto: Divulgação/Alissa Steilen

A Jornada inicia na próxima terça-feira, dia 09, com a palestra “Saúde Emocional”, ministrada pela coach Daiane Henrique, a partir das 19h. Para a diretora do CMG, Jordana de Faveri, o tema tem como principal função desenvolver competências que vão além do conteúdo repassado em sala de aula. “Para poder transformar o meio social o primeiro passo é conhecer a nós mesmos, nossas competências e habilidades. Como grade curricular, contamos com aulas de relação interpessoal, desenvolvimento da liderança e habilidade em lidar com conflitos. Proporcionar a palestra é uma forma de estimular essa reflexão além do âmbito escolar, estendendo-a à comunidade como um todo”, afirma.

Conforme a Secretária de Educação, Esporte e Cultura de Cocal do Sul, Ana Paula Cechinel, o evento vai além de possibilitar a troca de experiências entre os estudantes. “É uma forma de auxiliar na formação do senso crítico, estimular a busca por respostas para os fenômenos observados, produzir novas descobertas, auxiliar no crescimento do raciocínio lógico, no desenvolvimento do pensamento crítico e melhorar o comportamento ético dos nossos estudantes, ações estas que são fundamentais para o aprimoramento do processo educacional, assim como, a construção de uma sociedade que busca, a partir da pesquisa, a resposta para várias situações, contribuindo desta forma com o progresso educacional e industrial da nossa região. Parabenizo a todos os envolvidos”, relata.

Contato com o mercado de trabalho

Foto: Divulgação/Alissa Steilen

Para os alunos do CMG, envolver-se com o desenvolvimento de projetos científicos é a oportunidade que todo aluno almeja em ter o contato com a indústria e o mercado de trabalho, promovendo a troca de informações entre o profissional já consolidado e os alunos pesquisadores e permitindo novas experiências que agregam o conhecimento.

Entre os 27 trabalhos que serão apresentados está a “Valorização Lodo do ETA da Casan”, do curso de Técnico em Cerâmica, que tem como uma de suas integrantes a aluna Caroline Goulart, de 17 anos. “O nosso tema tem como objetivo estudar a possibilidade de reaproveitarmos o lodo gerado no tratamento de água, pois o mesmo pode causar danos ao meio ambiente. Coletamos e analisamos o resíduo e seu comportamento na cerâmica de revestimentos, ou seja, pensamos no reaproveitamento do resíduo do tratamento da água na fabricação da massa do revestimento cerâmico. Tal estudo possibilitaria a não contaminação do meio ambiente e um destino correto e viável”, explica a estudante. “Nossa expectativa é conhecer e interagir com outros estudantes e principalmente com profissionais da indústria, o que me faz refletir sobre o meu conhecimento adquirido no colégio e fortalecer esses novos saberes”, complementa.

Colaboração: Alissa Steilen De Moraes – Assistente de Comunicação e Marketing

 

Notícias Relacionadas

Inovação e tecnologia ampliam a prestação de serviços digitais do Estado ao cidadão durante pandemia

Com aplicativos, sites e plataformas digitais, secretarias e órgãos de Estado adaptaram suas rotinas e substituíram o atendimento presencial pelo online.

Confira 7 sugestões de presentes tecnológicos e acessórios de celulares para o Natal

VEJA VÍDEO - Os produtos são bastante procurados pelos clientes e estão disponíveis na LC Celulares de Cocal do Sul e Urussanga.

Atendimento aos estudantes com atividades não presenciais alcança 97% da rede estadual de ensino

O relatório da Diretoria de Ensino da SED indica que 522.325, dos 537.584 alunos matriculados na rede, estão acessando as atividades remotas de forma virtual ou com os materiais impressos.

Cocal do Sul assina convênio com Unibave para castração de 30 animais de rua por mês

O objetivo é controlar o crescimento populacional de cães e gatos