O colegiado de secretários de saúde da AMREC realizou hoje pela manhã no plenarinho da associação o premio encontro de 2015. Entre as pautas tratadas estavam Serviço de Verificação de Óbito – SVO, a recontratualização dos serviços do Hospital São José, a implantação de referencias dos hospitais da região e a implantação dos protocolos de ação por parte dos municípios.
“Temos pressa para resolver”, disse o presidente do colegiado de saúde da AMREC e secretario de saúde de Içara, o médico Lauro Nogueira. Na tarde de terça-feira, uma das pautas pode ser resolvida. O SVO será discutido em Tubarão, às 13 horas.
Segundo Nogueira, o Hospital São Donato se prontificou a prestar este serviço no ano passado. Entretanto, o serviço deve ser macrorregional (AMREC, AMESC e AMUREL) e a região da AMUREL não aceitou. “Eles devem nos fazer uma proposta amanhã”, afirma, explicando que enquanto o problema não for resolvido, a região deixa de receber recursos do governo federal e estadual.
Protocolo de intenções
Outra pauta que deve ser discutida nas próximas reuniões é a implantação do protocolo de ações por parte dos municípios quanto aos exames. “Estão sendo feitos muitos exames, e às vezes isso faz mais mal do que bem”, assegura.
Segundo ele uma tomografia, por exemplo, expõe o paciente a uma grande quantidade de irradiação. Caso seja usada muitas vezes, pode provocar um tumor. Além disso, o alto valor dos exames acaba por tirar verba, que poderia ser destinado para ação básica dos municípios.
Colaboração: Antonio Rozeng / Comunicação AMREC