Geral

Colegiado de Cultura e Turismo da AMREC debate avanço do sistema de cultura dos municípios

Grupo se reuniu nesta quarta-feira (20), na sede da Amrec

O avanço do sistema de cultura dos municípios da Região Carbonífera foi o tema central da reunião do Colegiado de Cultura e Turismo da AMREC. O grupo se reuniu nesta quarta-feira, 20, na sede da instituição, em Criciúma e debateu, entre outros assuntos, o sucesso do Seminário Regional de Turismo, realizado no último sábado, 16, em Nova Veneza.

O encontro contou com as presenças da primeira secretária do colegiado e coordenadora de arte da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia de Içara, Lilian Rosane Philippi e de representantes dos municípios de Cocal do Sul e Orleans.

Conforme a secretária do colegiado, a reunião foi bastante produtiva. “Aproveitamos bem o tempo e o grupo de trabalho pôde deliberar diferentes assuntos ligados à cultura e turismo da região”, argumentou. Segundo ela, foram discutidos aspectos ligados ao Seminário de Turismo que ocorreu em Nova Veneza, onde cada município da Região Carbonífera levou de dez a 15 pessoas ao evento. “Obtivemos a informação de que foi um sucesso, com mais de 200 pessoas participando do seminário”, ressaltou. 

Desenvolvimento regional através do turismo

Discutir a implantação de rotas turísticas regionais, visando fortalecer os diversos segmentos ligados à economia local, como agricultura familiar, agroturismo, artesanato, ecoturismo, gastronomia e turismo de aventura. Este foi o objetivo do Seminário Regional de Turismo, que ocorreu no sábado, 16, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Veneza.

O palestrante Cláudio José Weber, presidente da Associação Turística Rota Romântica, da Serra Gaúcha, abordou como tema “O turismo integrado gerando desenvolvimento regional”.

O evento foi promovido pelas Secretarias de Cultura, Esporte e Turismo e Agricultura de Nova Veneza, Epagri e Encantos do Sul – Conselho Regional de Turismo.

Diene Lemos/Assessoria de Imprensa da AMREC