Inicou neste sábado (25) a I Exposição de Motos e Bicicletas Antigas, no Centro de Eventos Galliano Zomer, em Orleans. O evento segue até o domingo e ficará aberto das 9h às 22h, nos dois dias. A entrada é um quilo de alimento não perecível. Além disso, foi realizado um passeio de carros antigos às 10h de sábado, que também estão expostos no centro de eventos.
Os amigos e colecionadores de bicicletas antigas Telmo Quiquio e Celinho Bike, de São José, são uns dos expositores. Telmo coleciona bicicletas monark monareta, principalmente das décadas de 1970 e 1980. De acordo com ele, a coleção é feita a partir de garimpo em feiras, eventos e ferro velho.
Por mais danificada que esteja, o objetivo é que tenha o maior número de peças originais possível. “Assim que recolho, faço o processo de restauração, principalmente da pintura”, explicou. Para ele, a importância de colecionar e expor está em mostrar o belo para as pessoas.
“Ter isso como hobby é muito gratificante, os itens antigos eram feitos para durar e ser o mais útil possível. Essa exposição é a primeira de muitas, é muito importante ter um espaço para reunir e mostrar coleções”, afirmou. O amigo Celinho coleciona há 30 anos e possui inúmeros itens, dentre elas a bicicleta alemã Wanderer, de 1936, e a bicicleta sueca Prosdocimo, de 1951.
O evento foi organizado pelo pai e filho Valter e Gustavo, colecionadores de motos e bicicletas, e pelo ProArt, com apoio do Governo Municipal. Conforme Valter, há expositores de diversas cidades do estado, como Jaraguá do Sul, Cocal do Sul, Criciúma e da Grande Florianópolis.
[soliloquy id=”121792″]