Os colaboradores do Hospital Unimed Criciúma participaram de mais uma simulação de incêndio e evacuação de área. O treinamento, realizado no final da tarde desta quarta-feira, incluiu situações como um princípio de incêndio, atendimento e remoção de pessoas feridas, evacuação rápida e combate a foto.
Essa simulação faz parte das ações de segurança para avaliar e treinar todos os colaboradores para possíveis sinistros. Antes do início da operação pacientes e acompanhantes foram comunicados sobre a simulação e às 17h30min um primeiro alarme foi tocado, acionando as equipes de brigadistas de incêndio do hospital.
Em seguida, ao ouvir o alarme de fogo, cerca de 100 colaboradores iniciaram a evacuação do prédio, enquanto uma equipe de socorristas realizava o atendimento aos feridos que participavam da simulação. Em menos de dez minutos as equipes realizaram o combate ao incêndio na ala de internação e a remoção dos feridos pela saída de emergência.
A coordenadora do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), Elaine de Oliveira Gaspar, explica que o treinamento busca avaliar a aptidão e necessidade de melhorias para essas eventualidades. A simulação acontece uma vez ao ano. Também é realizado esse treinamento apenas com os brigadistas.
“Ao todo são 120 brigadistas que suprem todos os turnos e têm a qualificação para essas situações de emergência”, explica Elaine. Além destas equipes, os demais colaboradores também passam por treinamentos de segurança desde a admissão e anualmente recebem noções de combate a incêndio e primeiros socorros.
O Hospital Unimed Criciúma possui 500 colaboradores e 57 leitos de internação. Mensalmente são realizadas mais de 600 cirurgias e cerca de 8 mil consultas no pronto atendimento.
Colaboração: Ana Sofia Schuster/ Novo Texto