O foco da atividade foi a utilização e manutenção de motosserras pelos colaboradores.
Durante esta quarta-feira (4), os colaboradores da Cooperativa Regional Sul de Eletrificação Rural (Coorsel) participaram de um treinamento de segurança com motosserras. A atividade foi orientada pelo técnico em segurança do trabalho da empresa Inovar, Jailson Silva.
A Coorsel contratou a empresa Inovar para desenvolver o treinamento de segurança. Jailson falou sobre os assuntos abordados no curso com os colaboradores. “Os alunos estão aprendendo a parte de operação e manutenção de motosserras, inclusive a prática de inspeção do equipamento”, conta.
A motosserra é um dos equipamentos que mais leva perigo aos colaboradores durante o trabalho. Com isso, o treinamento é necessário para evitar acidentes e riscos à saúde dos funcionários. “Abordamos os procedimentos de segurança e algumas adequações básicas que qualquer operador pode fazer no equipamento e reconhecê-los durante a atividade. Isso ajuda na diminuição dos índices de acidentes envolvendo a motosserra, por ela ser um dos equipamentos que mais apresenta perigos na atividade, inclusive para a companhia elétrica”, explica o técnico em segurança do trabalho.
Jailson ainda destacou a importância de treinamentos de segurança nas empresas. “Isso é uma grande iniciativa das cooperativas da região, que estão valorizando o profissional e qualificando eles para realizarem a atividade com qualidade e segurança”, comenta.
O eletricista da Coorsel, Leandro Cardoso Corrêa, falou da experiência e conhecimento adquirido durante o treinamento. “Aprendemos a prática com a motosserra e manutenção. Também vimos os tipos de cortes e como fazer. Isso ajuda a melhorar o trabalho no meio do mato, para cortar certo o eucalipto, não derrubar na rede e ter segurança”, destaca o colaborador.
Leandro ainda diz que o treinamento contribui para o aperfeiçoamento diário dos profissionais. “O trabalho será bem mais eficaz, porque abre a mente para a melhoria e conseguimos ver melhor o que pode mudar e o que está sendo feito certo”, fala o eletricista.