A parceria entre Governo Municipal de Cocal do Sul, Unesc e Farben oficializou nessa quinta-feira (3), a entrega dos certificados de conclusão de curso para a primeira turma de Pintura Imobiliária e Moveleira. A profissionalização faz parte do projeto de extensão Reconstruindo a Cidadania da Universidade e tem o objetivo é preparar o cidadão para atividades de pintura na construção civil e na indústria moveleira, proporcionando oportunidades de trabalho e inserção social. Dos 15 alunos inscritos, quatro concluíram a capacitação.
A cerimônia foi realizada na sede da Prefeitura Municipal. Os participantes foram recebidos pelo Prefeito Ademir Magagnin, a Primeira-Dama, Maria de Fátima, a Vice-prefeita, Cirlene Gonçalves Scarpato e a Secretária de Assistência Social e da Família, Sinara Crippa Milanez, além de representantes da Unesc e da empresa Tintas Farben. O curso teórico foi realizado no primeiro semestre de 2014 e as aulas práticas executadas no primeiro semestre deste ano.
Para o prefeito esta formação é diferenciada e envolve alta tecnologia, proporcionando ao aluno oportunidades nas empresas e a possibilidade de abrir o próprio negócio, terceirizando o serviço. “O mercado é bastante promissor para essa área e envolve desde pintura em carros, móveis até a industrial. A renda também é boa. Um dos alunos já atua em casa e espera poder se estruturar melhor. Por conta de tudo isso, nós estamos agora planejando o segundo curso que já está com as inscrições abertas”, ressaltou Magagnin.
O projeto de extensão é coordenado pela professora Mônica Elizabeth Daré, com a colaboração dos estudantes de Engenharia Civil Suzane Shug e Lucas da Silva Dal Toé. Os acadêmicos são instrutores do projeto, juntamente com o técnico em pintura e tintas da Farben Patrick Medeiros Inácio.
Colaboração: Maria Luiza Da Rolt