Já foram instaladas 11 câmeras de monitoramento nas vias principais e entradas para os bairros. Em cinco anos 200 equipamentos deverão ser instalados
A tarde foi de inovação para a cidade de Cocal do Sul. Em entrevista coletiva o governo municipal lançou o programa “Segurança para todos”, com o intuito de contribuir para a redução da criminalidade. O programa é pioneiro na região e já conta com 11 câmeras instaladas. Até o dia 30 de março 32 equipamentos já estarão em funcionamento, pelo investimento de R$70 mil dos cofres públicos.
Conforme o prefeito licenciado, Ademir Magagnin, a empresa Vtech, de Cocal do Sul, foi a vencedora da licitação e está comprometida a instalar em cinco anos um total de 200 câmeras. “Queremos aumentar a sensação de segurança na nossa cidade e isso inclui monitoramento nos bairros”, afirmou. A prefeita interina, Cirlene Gonçalves Scarpano (Aninha), lembrou que o investimento em segurança foi um pedido da população. “Hoje estamos dando um passo grande na questão segurança. Estamos multiplicando olhares, já que os cidadãos também terão acesso as câmeras”, salientou.
Na oportunidade, a parte técnica foi apresentada pelo proprietário da empresa Vtech, Valmicio de Pieri. Segundo ele, não foi passada nenhuma fiação na cidade. “Nós instalamos algumas torres e todas elas se comunicam. Até o dia 30 de março as polícias Civil, Militar e Rodoviária, além da prefeitura, já estarão acompanhando as câmeras”, destacou.
Valmicio mencionou o caso ocorrido no último sábado, em que um veículo foi incendiado próximo a Polícia Rodoviária, e que o suspeito já foi identificado através das câmeras instaladas naquela via. “Sabemos que as câmeras não eliminam a criminalidade, mas contribui para que as polícias consigam atuar na segurança”, completou Magagnin.
Programa busca parceiros
Durante os próximos cinco anos a empresa vencedora da licitação, assim como o Governo municipal, Câmara de Vereadores e Conselho Municipal da Cidade, buscarão parceiros para a aquisição dos equipamentos para serem instalados na rede. “Os estabelecimentos ou moradores que possuem câmeras também podem entrar em contato conosco para disponibilizarem suas imagens no programa”, informou Pieri.
A partir do dia 30 de março, os moradores interessados em acessar o sistema devem procurar a administração pública para a realização do cadastro, que ocorrerá de forma gratuita.
Colaboração: Jussi Moraes/Sul in Foco
[soliloquy id=”165687″]