Programação da festa, que aconteceu entre os dias 22 e 26 de setembro, contou com shows locais, gastronomia e entretenimento
A IX Cocalfest encerrou nesta segunda-feira (26), dia do aniversário de emancipação do município. O evento que já é tradicional, é promovido pelo Governo de Cocal do Sul, e tem o objetivo de resgatar as origens, tradições e costumes através da cultura e gastronomia típica, em alusão ao aniversário da cidade.
Neste ano, a festa aconteceu no Centro de Eventos e contou com grande presença de público em cinco dias, de quinta a segunda-feira. Shows locais não só embalaram a nona edição do evento como também mostraram os talentos na música que a cidade possui.
A festa contou, ao longo dos cinco dias, com o 2º Festival da Canção, no qual 17 músicos com composições autorais e inéditas se apresentaram e foram avaliados por cinco jurados. Cristian Ritter foi quem garantiu a primeira colocação, Jorge Fidélis ficou em segundo lugar e Rogers Quadras ocupou o 3º lugar.
A IX Cocalfest contou com o apoio das Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica, polícias Civil e Militar, Defesa Civil e Secretaria de Saúde, garantindo a segurança de todos. A gastronomia foi variada e ficou por conta das entidades pertencentes ao município.
As Olimpíadas Coloniais também fizeram parte da programação, na qual o grupo da terceira idade participou. Foram diversas provas que iam desde corrida no carrinho de mão até arremesso do milho.
O domingo iniciou com a missa especial em italiano celebrada pelo padre Jiovani Manique Barreto. O dia seguiu com o corte do bolo, marcando os parabéns, além do desfile rural, que enalteceu a agricultura familiar e o trabalho do homem do campo, desfile este que contou com diversos tratores. Além disso, a Prefeitura também realizou a entrega de honrarias a pessoas físicas e jurídicas, entidades, empresas e agricultores que contribuíram de forma significativa para o município.
Ao meio dia, foi servida gratuitamente a maior ministra do mundo, acompanhada de torresmo. O dia seguiu com brinquedos na área de lazer e Trenzinho da Alegria, programação voltada ao público infantil, além do baile da terceira idade que animou idosos de toda a região.
A programação encerrou com o show do grupo Jeito Safado e na sequência o show nacional com Tchê Garotos. “Sem dúvidas esta edição foi um grande sucesso, pois é uma festa familiar e vimos isso estampado em cada pessoa; o evento é para os sul-cocalenses, como forma de celebrarmos o aniversário de nossa cidade, resgatando suas origens”, declara o prefeito Fernando de Fáveri.