Saúde

Cocal do Sul: campanha visa ajudar Maria Luiza, de 5 anos, voltar a andar

Criança sofre de uma doença chamada “Neurofibromatose tipo 1, fez a primeira cirurgia para colocação de um aparelho e agora precisa fazer a retirada.

Foto: Divulgação

A menina Maria Luiza dos Santos, de 5 anos, moradora de Cocal do Sul, precisa mais uma vez da solidariedade de toda a região. Desde o seu nascimento, ela sofre de uma doença chamada “Neurofibromatose tipo 1”, que atinge a perna direita. A doença limita a vida da criança, impedindo-a de caminhar e ter uma infância normal.

No ano passado, a pequena realizou uma cirurgia para colocação de um aparelho na perna. O valor desse procedimento foi pago com recursos oriundos também de uma campanha realizada pela Juventude Progressista de Cocal do Sul, pois a família não possui nenhuma condição financeira. Agora, a menina precisa fazer a retirada desse “ferro”.

Como ajudar

Para ajudar a Maria Luiza a realizar a cirurgia uma Vakinha foi criada com meta de alcançar o valor de R$ 12 mil para fazer o procedimento. Qualquer contribuição é bem-vinda e Maria Luiza conta os dias para poder voltar a andar.

– Link da Vakinha: http://vaka.me/2097973 (Campanha Maria Luiza dos Santos/Ajude-me)

– Contato para mais informações: (48) 99948-7242/ 99911-2321

– Hospital que será realizada a cirurgia: Nossa Senhora das Graças, em Curitiba

– Médico especialista: Doutor Richard Luzzi (realizará a sua parte cirúrgica de forma voluntária).

Aparelho precisa ser retirado o quanto antes, afirma médico

O médico especialista, responsável pelo caso de forma solidária, Doutor Richard Luzzi, de Curitiba, explica que é necessário fazer a retirada do aparelho o quanto antes.

“Este aparelho foi colocado para buscar a consolidação da tíbia (osso da perna). Essa doença é uma mutação genética e essa progressão no caso da Maria Luiza levou a enfermidade na perna, seguido de um quadro de fratura, encurtamento da perna e ainda perda óssea. Na primeira cirurgia, nós tivemos que fazer o alongamento da perna e consolidar o osso da perna. Esse aparelho que ela utiliza há mais de um ano faz parte do tratamento para auxiliar no aumento do fluxo de sangue e, desta forma, ajudar a cicatrizar. Contudo, a demora para retirá-lo passa a ter um efeito negativo, colaborando para a perda de cálcio em um osso já calcificado, colocando em risco todo procedimento até aqui”, ressalta o doutor Richard.

Mesmo com a retirada do aparelho, o tratamento da Maria Luiza ainda precisa continuar. Ele só será finalizado quando ela parar de crescer, se tornar adulta. “Existe uma tendência para a volta de algumas deformidades, por isso precisamos ficar atentos em cada momento, acompanhar, controlar e se for necessário fazer pequenas intervenções para evitar problemas maiores. Esse tratamento é para que a menina possa ter uma infância e volte a andar. Porém, ela precisará evitar fraturas até entrar na vida adulta”, finaliza Doutor Richard.

Colaboração: Maria Luiza Da Rolt

Foto: Divulgação

Notícias Relacionadas

Terceira fase da campanha de vacinação contra influenza inicia nesta segunda-feira

Criciúma terá ponto estratégico para moradores da região central no início da nova fase

Campanha “Compre de Orleans” será lançada neste sábado na Praça Celso Ramos

Campanha Natal Jovem Solidário de Orleans distribui mais de 500 brinquedos e meia tonelada de alimentos

Ação promovida pelo Setor de Juventude da Paróquia Santa Otília finalizou no domingo (23) com a entrega das doações pelos voluntários.

Campanha Inverno Jovem Solidário arrecada doações, em Orleans

Interessados podem doar roupas, sapatos, cobertores, alimentos etc. Ação é promovida pelo Setor da Juventude da Paróquia Santa Otília.