Dessas ideias, foram identificadas 180 oportunidades, que resultaram no desenvolvimento de 35 novos produtos
O Cobusiness, programa de inovação corporativa da Satc, encerrou o ano de 2023 ultrapassando a marca de 2 mil ideias geradas para empresas parceiras. Essas ideias surgiram através da realização de 17 eventos criativos, onde cada organização norteou as áreas que gostariam de trabalhar inovação. No decorrer do processo, 180 oportunidades foram apresentadas para os diretores e 35 foram selecionadas para serem desenvolvidas.
As ideias geradas dentro do programa são de melhorias internas com tecnologias de ponta, desenvolvimento de produtos, expansão de mercado nacional e internacional, novos serviços e posicionamento de marca. Cada encontro teve uma média de 140 ideias e, segundo a analista de negócios do Cobusiness, Samira Ortolan, a partir disso, cada colaborador escolheu uma oportunidade para fazer o estudo preliminar e apresentar dados para os diretores, a fim de seguir com a execução do projeto.
“Após a escolha dos projetos que seguem para a etapa de execução, esses colaboradores passam por um ciclo de formação, com aulas que propõem uma conexão com outras empresas e facilita o desenvolvimento das atividades”, explica. Esse ciclo já certificou mais de 60 colaboradores como analistas de inovação.
A Farben foi uma das empresas que executou uma ideia criada dentro do Cobusiness e criou um novo produto com foco em melhorias internas. “Foi reaproveitado a água de reação que acontece dentro do processo produtivo, para criar um dispersante para utilizar em outro segmento de mercado. No passado, eles pagariam para destinar esse resíduo e hoje o estudo realizado fez com que fosse possível gerar nova nota fiscal para a empresa, além de redução de custo”, conta Samira.
Para o analista de estudos e projetos do Cobusiness, Max Steiner, o número expressivo de ideias e oportunidades geradas mostra que o programa está no caminho certo diante da metodologia adotada. “Além disso, contamos com a confiança e o comprometimento das empresas participantes durante todo o ano e isso foi fundamental para gerar um impacto positivo no faturamento ou qualidade de processos dessas organizações”, finaliza.