O clube de mães da comunidade de Itanema, no município de Lauro Müller vem praticando desde 2013 uma iniciativa bastante interessante e que contribui diretamente para a preservação do meio ambiente. O grupo de aproximadamente 30 mulheres junta durante cerca de três meses o lixo de suas casas, depois separam tudo e vendem. O dinheiro arrecadado elas usam para viagens e passeios do próprio grupo. O material que elas separam é ferro, alumínio, plástico, papelão e todo tipo de papel.
Conforme a coordenadora do grupo, Iracema Stanguerlin Vieira, a iniciativa foi copiada de Cocal do Sul. “Nós esse projeto sendo desenvolvido naquele município e achamos interessante. Então conversamos entre nós e decidimos fazer o mesmo em nossa comunidade”, conta Iracema, acrescentando que já é a terceira vez que a coleta é feita em Itanema e Morro da Figueira.
Segundo a vice-coordenadora do grupo, Fabiana Cambruzzi, pessoas alheias ao clube de mães também participam da coleta, fazendo com que a adesão seja ainda maior. “Aqui no Itanema até o pessoal do mercado nos ajuda. As caixas de papelão são guardadas para nós”, ressalta.
Colaboração: Jornalismo Rádio Cruz de Malta
[soliloquy id=”60581″]