A diretora do Clube de Desbravadores Rio do Rastro, Doralise Silveira, utilizou a tribuna livre da sessão ordinária da Câmara de Vereadores, nessa segunda-feira (8), para falar sobre o grupo, fundado em Orleans, em junho do último ano. As reuniões são realizadas semanalmente, das 8h às 11h30min dos domingos, no loteamento João Paulo II.
O Clube de Desbravadores é uma instituição social e recreativa patrocinada pela Igreja Adventista do Sétimo Dia que visa o desenvolvimento físico, mental, social e espiritual de crianças e adolescentes de 10 a 15 anos. Trata-se de uma organização mundial com mais de dois milhões de desbravadores em todo o mundo, presentes em mais de 167 países.
Entre as atividades desenvolvidas, estão as habilidades manuais; civismo; estudo da natureza e arte de acampar; saúde e aptidão física; desenvolvimento de organização e liderança; além de desenvolvimento de amizades e abordagem de temas de interesse social, tais como, efeitos nocivos das drogas, tabagismos e álcool, alimentação saudável, gravidez na adolescência, aborto, sexualidade, respeito à pátria e ao próximo, escolha de profissão e entre outros.
Visita a orfanatos, hospitais, distribuição de impressos sobre saúde, além de outros projetos sociais e educacionais também estão entre as ações realizadas pelo grupo. “Nós procuramos incluir as crianças dentro da sociedade para que elas compreendam que elas podem e devem participar. Nós as instruímos por meio de projetos e estamos à disposição de vocês para ajudar em projetos sempre que precisarem do nosso apoio com limpeza de praça, ornamentação da cidade, cuidados com creches, pinturas de escolas etc.”, afirmou Doralise.
A mãe de uma das crianças envolvidas no projeto, Elizabete Ribeiro, também utilizou a tribuna livre para falar sobre a importância da existência do Clube de Desbravadores Rio do Rastro em Orleans. “Estou muito feliz por representar as mães dos desbravadores hoje. Eu gostaria de agradecer por terem aceitado o convite e ter ido fazer a diferença em nosso bairro. É extremamente importante o trabalho desenvolvido, fico muito orgulhosa por ter uma filha envolvida neste projeto”, declarou emocionada.
Na oportunidade, não houve matérias para apreciação na Ordem do Dia. Os vereadores João Teza Francisco (PSD), Valter Orbem (PSD), Mário Coan (PSDB), Angela Maria Fenilli Bratti (PP), Antônio Dias André (PMDB), Osvaldo Cruzetta (PP), Udir Luiz Pavei (PSD) e o presidente da Casa Legislativa, vereador Cristian Berger (PP), fizeram uso da tribuna. Para conferir os pronunciamentos na íntegra, clique neste link.
[soliloquy id=”188344″]