Clima

Círculo em torno do Sol atrai olhares para o céu em Criciúma e região

Foto: Júlio César Cardoso/Sul in Foco

Foto: Júlio César Cardoso/Sul in Foco

Aqueles que olharam para o céu na região de Criciúma, durante o dia, nesta segunda-feira, puderam observar mais um dos espetáculos da natureza. O sol, que voltou a aparecer após dias de chuva, apresentava um círculo com cores semelhantes às de um arco-íris.

O fenômeno óptico, conforme informou ao site Engeplus, a técnica em meteorologia da Estação Experimental (Epagri) de Urussanga, Thays Camassola, é conhecido como halo solar. "Uma nuvem chamada Cirrostratus, com aparência delicada, que é formada por cristais de gelo situados entre cinco e 13 quilômetros de altitude, em regiões temperadas, podendo se espalhar por milhares de quilômetros quadrados pela abóbada celeste", explica.

A circunferência se forma quando a luz do sol atravessa os inúmeros cristais de gelo, com os mais variados tamanhos e formas, que funcionam como prismas e alteram o comprimento de onda da luz solar, resultando num espectro com diferentes cores que lembram o arco-íris.

Para uma boa visualização do halo, recomenda-se que o observador proteja os olhos da incidência direta dos raios solares, utilizando a própria mão ou visualizando através de uma árvore ou outro obstáculo. O halo também é visível durante as noites, principalmente durante a lua cheia em virtude da alta luminosidade.