Fenômeno aliado a sistema de baixa pressão no Sul pode causar também alagamentos e enxurradas.
A formação de um sistema de baixa pressão aliado a chegada de um ciclone extratropical deve trazer chuva volumosa e risco de ressaca para o litoral de Santa Catarina desde a noite de sexta-feira, 7, até o fim do sábado, 8. A Defesa Civil de SC emitiu alertas especialmente para a região Sul, onde os sistemas devem atuar com mais intensidade.
De acordo com a meteorologista Nicolle Reis, da Defesa Civil, a junção dos dois sistemas favorecem a possibilidade de temporais isolados entre o Oeste o Sul de SC. Os volumes devem ser maiores no litoral, próximo a divisa com o Rio Grande do Sul, com acumulados em torno de 50 milímetros.
“Há risco moderado para ocorrências como alagamentos, enxurradas, vendavais e granizo”, destacou Nicolle.
Mar agitado e risco de ressaca
A atuação do ciclone extratropical sobre o oceano, entre os estados catarinense e gaúcho, deve favorecer também ventos mais intensos e riscos de maré alta.
“Em média, os ventos sopram constantes com velocidade entre 20 e 30 km/h e com rajadas de moderada a forte intensidade (variando entre 40 e 70 km/h) no Litoral Sul e litoral da Grande Florianópolis, deixando o mar agitado e com risco de ressaca”, reforçou o alerta da Defesa Civil.
Amanhecer de sábado deve ser frio
O amanhecer de sábado será com temperaturas de 9°C a 15°C nos Planaltos, Meio-Oeste, Alto Vale e Grande Florianópolis Serrana e de 15°C a 18°C nas demais áreas. À tarde, as máximas não passam dos 16°C no Planalto Sul, variam de 20°C a 25°C da Grande Florianópolis ao Litoral Norte, Extremo-Oeste e Oeste, e de 16°C a 19°C nas demais regiões.
No domingo, a frente fria se afasta de SC, mas formação de uma área alongada de baixa pressão favorece a variação de nuvens com chance de chuva isolada, mal distribuída e de fraca intensidade no estado. No litoral, a chuva pode ocorrer a qualquer momento do dia, enquanto que nas demais áreas a chuva deve ocorrer entre a tarde e noite.
O amanhecer deve ser frio novamente na Serra, com 8°C, de 13 a 18°C no litoral e no Vale do Itajaí, e de 10 a 15°C no restante do estado. A tarde, as máximas ficam entre 21 a 25°C no Oeste e não passam dos 20°C nas demais áreas.
Novo ciclone extratropical se forma
Conforme a Defesa Civil, a formação de um novo ciclone extratropical deve acontecer entre a terça, 11, e a quarta-feira, 12. O meteorologista Piter Scheuer ressalta que esse novo ciclone tende a trazer chuvas mais concentradas no Estado.
Scheuer afirma que a próxima semana contará com chuvas até a próxima quinta-feira, 13. As pancadas de chuvas podem vir acompanhadas com trovoadas e risco para temporais com formação de células explosivas e tempestades severas, principalmente, na região do Oeste de SC.
Com informações do site ND+