Vale do Taquari foi uma das regiões mais atingidas pelos temporais; há 27 mortes confirmadas no estado gaúcho
A situação de Muçum/RS, no Vale do Taquari, é uma das mais críticas entre as cidades gaúchas atingidas pelas fortes chuvas dos últimos dias. Quinze pessoas foram encontradas mortas em casas no município, nesta terça-feira (5).
Mais seis mortes causadas pela chuva no Rio Grande do Sul foram confirmadas pela Defesa Civil nesta quarta-feira (6). Todas aconteceram em Roca Sales, na Região dos Vales. Ao todo, 27 pessoas morreram em decorrência das enchentes.
A prefeitura de Muçum divulgou uma lista provisória com 250 nomes de pessoas que não conseguiram contato com seus familiares desde o início da calamidade. A lista não significa que essas pessoas estejam desaparecidas na água, mas sim que estão incomunicáveis por algum motivo, como falta de energia elétrica, sinal de celular ou acesso as vias.
A Prefeitura pede que quem tiver informações sobre o paradeiro dessas pessoas entre em contato pelo telefone (51) 3755-1122 ou pelo e-mail mucum@mucum.rs.gov.br. A lista completa pode ser conferida no site oficial da Prefeitura: www.mucum.rs.gov.br.
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB-RS), confirmou que este é o maior número de mortes em situações como essa, no estado. Leite afirmou que o Rio Taquari inundou as cidades de Muçum, Roca Sales, Lajeado, Estrela, Arroio do Meio, Encantado e Colinas.
“Lamentamos cada vida perdida e estamos trabalhando para fazer todos os resgates possíveis nas regiões mais atingidas”, declarou Leite no X (antigo Twitter).
Até as 17h desta terça-feira, a Defesa Civil estadual contabilizou 67 municípios afetados. O órgão estima em 52.137 o número de pessoas afetadas em todo o Estado. Há 3.084 desalojados e 1.650 desabrigados.
O prefeito de Muçum, Mateus Trojan, fala sobre a tragédia que atingiu Muçum. “A cidade está devastada pela maior enchente de sua história”.
Santa Catarina
Em Santa Catarina, há a confirmação de uma morte na cidade de Jupiá. Portanto, são 28 óbitos até a manhã desta quarta-feira em razão das chuvas na região Sul do país.
A Defesa Civil de SC confirmou a ocorrência de um tornado no município de Santa Cecília, na comunidade de Anta Morta. Uma casa chegou a ser arrastada pela força do vento superior a 100 km/h.
Com informações do ND+