A população deve permanecer atenta às atualizações da Defesa Civil e tomar as devidas precauções para garantir a segurança durante o período de mau tempo.
Nesta quinta-feira (24), a Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um “alerta vermelho” devido à formação de um ciclone extratropical em alto mar, localizado entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai. O fenômeno, combinado com o calor e a umidade, traz um risco elevado de temporais intensos em diversas regiões do estado. As áreas mais vulneráveis, com maior probabilidade de ocorrências graves, incluem o Extremo-Oeste, Oeste, parte do Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, onde a previsão é de vendavais com potencial para causar destelhamentos, quedas de árvores e interrupções na rede elétrica.
Regiões como Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte também poderão ser afetadas, mas com menor intensidade. Além dos ventos fortes, existe a possibilidade de chuvas intensas e até mesmo queda de granizo em algumas áreas.
De acordo com a Defesa Civil, no Oeste, especialmente nas áreas próximas à divisa com o Rio Grande do Sul e Argentina, os temporais devem começar no final da manhã desta quinta-feira. Durante a tarde e início da noite, as tempestades avançarão para outras regiões do estado.
Recomendações da Defesa Civil para enfrentar os temporais:
- Busque abrigo em locais seguros, longe de árvores, placas, postes e outros objetos que possam ser arremessados pelo vento;
- Evite permanecer na água em praias durante as tempestades;
- Nunca atravesse ruas alagadas ou pontes submersas.
A população deve permanecer atenta às atualizações da Defesa Civil e tomar as devidas precauções para garantir a segurança durante o período de mau tempo.