Previsão de mau tempo vale até a manhã de domingo, dia 29.
A Defesa Civil alertou para risco de destelhamentos, danos na rede elétrica, quedas de galhos e árvores e alagamentos. Santa Catarina tem previsão de temporais e chuva volumosa até 9h de domingo, dia 29.
O risco de estragos é maior no Oeste, na Serra, em parte do Vale do Itajaí e nas partes mais altas do Norte. Os temporais podem ser acompanhados de vendavais e granizo. Neste sábado, 28, a principal preocupação é com a chuva volumosa. Por isso, o risco é maior para alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações graduais.
A chuva ocorre por causa da formação de uma nova frente fria associada a um ciclone extratropical no oceano. Pode chover até 200 milímetros no Oeste, sendo que a média histórica é de 230 milímetros para todo o mês de outubro, conforme a Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições meteorológicas do estado.
Orientações da Defesa Civil
A Defesa Civil divulgou orientações para os moradores de como proceder em caso de mau tempo. Emergências podem ser comunicadas pelos telefones 193, do Corpo de Bombeiros, e 199, da própria Defesa Civil.
Alagamentos
- evitar contato com as águas;
- não dirigir em áreas alagadas;
- evitar pontilhões e pontes submersas;
- redobrar atenção com as crianças.
Tempestades com ventos fortes e raios
- buscar um local abrigado, longe de árvores, placas, postes e outros objetos que possam ser arremessados;
- no local abrigado, ficar longe de janelas;
- na praia, jamais ficar na água.
Com informações do site G1 SC