Geral

Ciclone com risco de destruição deixa SC em alerta nesta semana

Ondas com picos de até 5 metros, ressaca, chuva volumosa, chance de inundação; confira todos os detalhes da passagem do ciclone

Foto: Rafael Imhof/Divulgação

A passagem de um ciclone extratropical com risco de destruição coloca Santa Catarina em alerta na semana que começa. Grande volume de chuva, ventos intensos, ressaca e alagamentos costeiros estão previstos entre quarta-feira (10) e sexta-feira (12). Os avisos meteorológicos já estão no ar e pedem atenção à população.

Ana Luiza Dors Wilke, meteorologista da Defesa Civil de Santa Catarina, explicou como o fenômeno vai impactar o Estado.

“Em resumo, teremos a atuação de um ciclone extratropical que deve estar formado já na terça-feira (9) e irá causar muita chuva entre terça e quinta-feira no Estado”, alertou.

Litoral Sul, Planalto Sul, Grande Florianópolis e Baixo Vale do Itajaí são as áreas que devem receber os maiores volumes de chuva persistente, às vezes intensa. Nesses locais, há risco de enxurradas, inundações e deslizamentos, como mostra o aviso abaixo:

Foto: Divulgação

Ventos de até 100 km/h

Além das chuvas, Santa Catarina também terá ventos intensos em função do mesmo sistema que deve se intensificar entre quarta e quinta-feira (11). Na quarta à tarde, por exemplo, as rajadas podem ultrapassar os 100 km/h em áreas da Grande Florianópolis e Baixo Vale do Itajaí.

O mar também ficará bem agitado, com condição para ressaca e alagamentos costeiros entre quarta e sexta-feira. “Destaque também para a quarta quando o mar deve ter ondas de até 4 m com picos de até 5m da grande Florianópolis ao Litoral Norte, principalmente”, complementou Ana Luiza Dors Wilke.

Os meteorologistas da Defesa Civil estão monitorando os modelos e, ao longo da semana, irão atualizar os avisos.

Vento forte e ressaca: picos de ondas de até 5 metros

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Como a semana começa?

Muitas nuvens e chuva ocasional no litoral e áreas próximas marcam esta segunda-feira (8). Isto por causa da umidade vinda do mar em direção a SC e a atuação de uma área de baixa pressão próxima ao litoral do Estado, explicou a Defesa Civil.

No decorrer do dia, especialmente, a partir do meio/final da tarde, a chuva (de forma isolada) e que pode vir acompanhada de trovoadas se estende para as demais áreas.

Temperaturas

O amanhecer terá temperaturas mínimas perto dos 8°C na Serra, de 13°C a 16°C no litoral, Baixo/Médio Vale e de 11°C a 14°C nas demais regiões.

À tarde, as máximas chegam aos 21°C no Grande Oeste, 16°C no Planalto Sul e variam de 15°C a 19°C nas demais áreas. Ventos com direção variando de leste a Sudeste/Sul, com fraca a moderada intensidade.

Em Joinville, Norte do Estado, por exemplo, a segunda será chuvosa e a previsão é de que as temperaturas fiquem entre 14°C e 18°C.

Rajadas de ventos ocasionais, podendo chegar aos 60 km/h, no litoral e áreas próximas, o que ocasiona um risco baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos ventos.

Com informações do ND+

Notícias Relacionadas

Governo de Lauro Müller organiza relatório com danos causados por ciclone no setor de Turismo

Foram apontados seis casos de danos com gravidade à estrutura física de empreendimentos, afetando um estabelecimento de entretenimento, dois restaurantes, um restaurante/centro de eventos, uma lanchonete e uma pousada.

Coorsel conta com a ajuda de outras cooperativas para reestruturar os danos do Ciclone

Mais de 3000 unidades consumidoras foram afetadas pelos ventos que atingiram a região na última terça-feira (30)

Passagem de ciclone e tempestade afeta mais de 1,3 milhão de pessoas em SC

Até o momento foram registradas 14 mortes durante a passagem das tempestades e nas ações de reconstrução.

Presidente da República sobrevoa áreas atingidas por ciclone em Santa Catarina neste sábado

Ele irá sobrevoar as áreas atingidas pelo ciclone extratropical nesta semana.