Preocupados com a segurança de quem transita nas SCs-441 e 100, trecho da BR-101 que liga o centro de Jaguaruna às praias do Arroio Corrente e Camacho, sem acostamentos e ciclovias, moradores do município e região organizam uma manifestação. A mobilização ocorre neste sábado (23), a partir das 14h.
A concentração será no pátio do Corpo de Bombeiros Voluntários de Jaguaruna. De acordo com uma das organizadoras, os participantes percorrerão um trajeto de 22 quilômetros no bairro Encruzo até a praia, em frente ao Restaurante Maré Alta, com acompanhamento da Polícia Militar. Diversos grupos de ciclistas como o ‘Audaciosos da Jaguaruna’ e ‘Risco Zero Adventure’, de Gravatal, participarão da ação.
O diretor do jornal Folha Regional, Jorge Pereira, também apoia a causa. Ele e a esposa, Vanderleia Pereira, praticam ciclismo frequentemente, e observam a falta de segurança no local. “É uma causa justa. O trecho é propício para a prática do esporte, e muitos pedestres também transitam no local para se deslocar ao trabalho. Todos têm o direito de ir e vir com segurança”, alerta Jorge, e ainda ressalta que a falta de acostamento prejudica o cicloturismo.
“Muitos ciclistas que percorrem a região deixam de conhecer nossas praias em função da falta de segurança”, garante. De acordo com o Deinfra, ainda não existe um projeto e serão necessários estudos e mobilização de recursos para a execução das obras no trecho.
Com informações do Portal Notisul