Geral

Ciberataque mundial afeta operação no Porto de Itajaí

Desde terça-feira (27), a entrada e saída do porto é registrada manualmente e não através dos computadores.

Ciberataque mundial afeta operação no Porto de Itajaí

Foto: Luis Souza/RBS TV

Ataques cibernéticos mundiais afetaram o sistema da APM Terminals, empresa que opera dentro do Porto de Itajaí, em Santa Catarina. Desde terça-feira (27), a entrada e saída do porto é registrada manualmente e não através dos computadores.

Segundo a direção do Porto, isso atrasa os procedimentos no terminal, mas até esta quinta-feira (29), não há prejuízos. A expectativa é que seja retomado o sistema ainda nesta quinta. Desde terça, dois navios entraram e um saiu do terminal.

O grupo é controlado pela dinamarquesa Maersk, que registrou problemas no sistema em vários países em que atua. Os ataques têm prejudicado empresas da Europa e América, bem como governos. Os hackers sequestram arquivos virtuais através de um vírus e pedem um tipo de resgate, que é o pagamento de moedas virtuais para liberar novamente as informações do sistema.

Sites do governo e de várias empresas ucranianas foram alvo na terça-feira do ataque cibernético, que atingiu aeroportos, bancos e escritórios do governo. Um conselheiro do ministro do Interior da Ucrânia o classificou como o pior na história do país.

O conselheiro ucraniano Anton Gerashchenko disse que as interrupções foram causadas pelo Cryptolocker, um vírus de resgate como o WannaCry, que bloqueou mais de 200 mil computadores em mais de 150 países em maio. Segundo a empresa de cibersegurança Symantec, o outro vírus responsável pelo ataque desta terça-feira é o Petya.

Com informações do site G1 SC

Notícias Relacionadas

Câmara de Morro da Fumaça é alvo de criminosos em ataques cibernéticos

O Poder Legislativo de Morro da Fumaça foi alvo de um dos crimes cibernéticos de maior incidência em 2022.

Bactéria em bica interrompe consumo de água em localidade de Braço do Norte

Após uma coleta, a equipe da Vigilância Sanitária de Braço do Norte identificou a presença da Escherichia coli em um ponto do bairro Uruguaia

Venda de frigobar causa prejuízo de R$ 500 para jovem em Urussanga

Vítima foi orientada a reunir provas contra o golpista

‘Pauladas, socos e chutes’: homem é sequestrado em Orleans e mantido em cativeiro por dupla armada

Segundo a PM, ocorrência teve início em Orleans, na quarta-feira (20), e o desfecho em Balneário Rincão, no dia seguinte