O excesso de chuvas nos últimos meses prejudicou as plantações de melancia para muitos agricultores de Jaguaruna. Se no ano passado a seca atrapalhou e fez com que a produção tivesse atrasos, neste o problema foi o tempo mais ameno e chuvoso.
De acordo com o produtor Aldo Luiz Vieira a chuva e o tempo frio inibiram o crescimento do fruto na região. “Deveria ter feito a plantação em setembro, mas por causa de problemas com o maquinário acabei me atrasando em um mês. Porém, os meus colegas agricultores que realizaram a plantação na época considerada certa tiveram prejuízos, e replantaram tudo no mês passado”, observa.
Conforme o produtor a colheita será feita no início de janeiro. Mesmo com os problemas, ele crê que a produção será significativa. “Acredito que mais uma vez teremos bons produtos a disposição dos apreciadores desta fruta tão comum em épocas mais quentes. A colheita será tardia, mas garanto que o produto é de qualidade”, destaca.
Além da melancia, Aldo e sua esposa Chila Regina Machado plantam diversos produtos orgânicos como, beterraba, couve manteiga, tomate e mandioca. “Temos que plantar de tudo e acreditar que o tempo contribua. A chuva deu uma trégua e agora é esperar a colheita”, esclarece Aldo. Nos meses de setembro e outubro, choveu mais que o esperado em Santa Catarina.