Clima

Chuvas causam transtornos e alagamentos em Tubarão e Jaguaruna

As intensas chuvas que caíram ontem na região provocaram alagamentos e transtornos a moradores, principalmente de Tubarão e de Jaguaruna.
 
Conforme reportagem do jornal Notisul, próximo ao campo do Noroeste, no bairro Oficinas, na Cidade Azul, a água quase invadiu as residências. Integrantes da Defesa Civil foram acionados para verificar a situação e constataram várias ruas alagadas no município, principalmente nas proximidades da rodoviária e em localidades do Dehon. “Atendemos algumas famílias. O sistema de drenagem é insuficiente e está saturado. Operamos no limite. Serão instalados, em breve, alguns tubos e bombas para amenizar o problema”, garante o secretário da Defesa Civil da prefeitura de Tubarão, Rafael Marques.
 
As estações meteorológicas do município (nos bairros Campestre e Monte Castelo) registraram até 50 milímetros de chuva em alguns momentos da manhã de ontem, o que já ocasionou diversos pontos de alagamentos. “Estamos sob a influência da frente fria com circulação marítima. Há muita umidade do ar na encosta. A nebulosidade deve reduzir e, com isso, fica mais estável para o restante da semana”, informa Rafael.
 
Enxurrada

O excesso de chuva também deixou ruas e avenidas alagadas, principalmente na avenida beira-mar, no Balneário Arroio Corrente, em Jaguaruna. “A situação ficou crítica. Trafegar naqueles locais era arriscado. Houve uma verdadeira enxurrada que caiu diretamente no riachinho”, confirma o veranista Geraldo D'Alascio.

De acordo com representantes da Defesa Civil estadual, o mar deve ficar agitado e com ondas altas nos próximos dias no litoral catarinense, devido a um ciclone extratropical que está posicionado entre a Argentina, Brasil e Uruguai. Hoje, as ondas podem chegar a cinco metros em alto mar. Durante esse período, não se aconselha a navegação. Os ventos, no decorrer desta semana, devem ser de sul a sudeste.