O acumulado de precipitação pode ser significativo, elevando o risco de alagamentos e enxurradas localizadas.
![](https://www.sulinfoco.com.br/wp-content/plugins/lazy-load/images/1x1.trans.gif)
Foto: PMRv/ Divulgação
A chuva deve se intensificar em Santa Catarina, elevando o risco de alagamentos e enxurradas entre esta quarta-feira (29) e quinta-feira (30), segundo alerta da Defesa Civil. As regiões mais afetadas devem ser o Sul do estado, parte da Serra e as áreas mais elevadas da Grande Florianópolis.
O alerta emitido pelo órgão permanece em vigor até as 22h de quinta-feira (30). A previsão indica um aumento da instabilidade ao longo da quarta-feira, com chuvas mais fortes no centro e leste de Santa Catarina, especialmente entre a tarde e a noite.
A instabilidade deve persistir ao longo do dia, com momentos de chuva intensa, raios e rajadas de vento, principalmente no litoral e áreas de encosta. O acumulado de precipitação pode ser significativo, elevando o risco de alagamentos e enxurradas localizadas.
Região Sul já registra estragos
Na terça-feira (28), as chuvas intensas já causaram estragos no Sul do estado, especialmente em Siderópolis, onde diversas ruas ficaram alagadas e a força da água arrastou veículos e atingiu residências. A Defesa Civil foi acionada para auxiliar os moradores afetados.
Recomendações da Defesa Civil
Diante do cenário de risco, a Defesa Civil reforça algumas orientações para garantir a segurança da população. Em caso de emergência, os moradores podem acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 ou a Defesa Civil pelo número 199.
Confira as principais recomendações:
✅ Busque locais seguros e evite áreas de risco
✅ Não atravesse ruas alagadas, pontes ou passagens submersas
✅ Evite dirigir em áreas alagadas
✅ Evite contato com a água de alagamentos, pois pode estar contaminada
✅ Redobre a atenção com crianças próximas a rios, ribeirões e áreas alagadas
✅ Fique atento a inclinações de árvores, postes e rachaduras em muros ou paredes, sinais de possível deslizamento
A população deve continuar acompanhando os alertas meteorológicos e evitar deslocamentos desnecessários em áreas de risco.