Nas regiões Serranas os termômetros podem marcar temperaturas negativas durante o amanhecer deste sábado (4)
No decorrer desta sexta-feira (3), um sistema de alta pressão avança sobre Santa Catarina, segundo a previsão da Defesa Civil. Com isso, uma massa de ar frio deve perdurar durante todo o fim de semana, sendo responsável por abaixar as temperaturas em grande parte dos municípios catarinenses nos próximos dois dias.
Durante o sábado (4), o sistema vai em direção ao oceano, e favorece pancadas de chuva isoladas no Leste catarinense. Nas demais áreas, o dia será de sol entre nuvens. Já durante a noite, um sistema cavado aumenta a nebulosidade, e o amanhecer será de temperaturas próximas aos 0°C.
Na Serra, por exemplo, os termômetros devem registrar 1°C, com chances para temperaturas negativas. Na Grande Florianópolis Litorânea, Baixo e Médio Vale do Itajaí e Litoral Norte, a temperatura fica entre 11°C e 15°C. No restante do Estado, ela varia entre 6°C e 11°C.
As máximas podem chegar em 20°C, principalmente no Oeste. Quanto às rajadas de vento, a Defesa Civil reitera para ocasionais 50 km/h, principalmente no Litoral Sul. O mesmo será sentido no domingo (5) pela região Sul e também pelos municípios da Grande Florianópolis.
Por sua vez, o aprofundamento do sistema cavado favorece chuvas isoladas do Extremo-Oeste ao Litoral Sul. O amanhecer terá mínimas de 8°C na porção central de Santa Catarina, variando entre 13°C e 16°C no restante do Estado. À tarde, as máximas podem chegar aos 24°C.
Previsão do tempo em SC para esta sexta-feira (3)
Para esta sexta, o sol deve voltar a aparecer, principalmente no Grande Oeste e nos Planaltos. O sistema de alta pressão favorece o transporte de umidade do oceano ao continente, o que favorece a aparição de nuvens e chuva isolada em qualquer hora do dia no Leste catarinense.
As temperaturas não devem subir muito, chegando em 16°C no Oeste, 13°C na Serra, variando entre 12°C e 15°C no Meio-Oeste, Planalto Norte, Alto Vale e Grande Florianópolis Serrana. As rajadas de vento ficam em torno dos 50 km/h, sem ocorrências associadas.
Com informações do ND+