As chuvas começam nesta segunda-feira e atingem o pico máximo na terça-feira com chuva intensa e volumosa e rajadas de vento de até 70 km/h
A manhã desta segunda-feira (27) é de tempo encoberto e com presença de chuvas em todas as regiões de Santa Catarina. Essa condição é uma premissa para novos eventos climáticos preocupantes e de forte intensidade que estão por vir em boa parte das regiões do Estado.
Conforme o meteorologista Piter Scheuer, um sistema de baixa pressão está atuando nesta segunda-feira em todo o Estado.
Com isso, conforme o meteorologista, as precipitações já são presentes na região Oeste do Estado, e as instabilidades se espalham para as demais regiões ao longo do dia.
Ainda, Piter aponta que nas regiões do Vale do Itajaí, Norte do Estado e Grande Florianópolis, a circulação marítima contribui para a maior presença de nuvens e com possibilidade de chuvas fracas e ocasionais.
Segundo a Defesa Civil do Estado, com o tempo fechado, as temperaturas devem subir menos em comparação ao dia anterior, com máximas entre 19°C e 22°C na maioria das áreas. Apenas no Litoral Sul, as precipitações devem chegar no final do dia e o sol aparece, assim as máximas podem ficar entre 24°C e 27°C.
Chuvas volumosas a caminho
Conforme um alerta emitido pelo portal MetSul Meteorologia, novos episódios de chuvas intensas estão se desenhando para o Sul do Brasil na primeira metade desta semana. Conforme o portal, as precipitações podem vir com precipitações volumosas em algumas localidades.
Ainda, a MetSul ressalta que o mês de novembro tende a terminar com tempo chuvoso muito acima da média histórica em grande parte do Sul do País.
Conforme o mapa abaixo, é possível acompanhar a projeção de chuva acumulada no Sul do Brasil até o final desta terça-feira (28).
É possível observar ainda é que a chuva deve se concentrar na porção Norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no Paraná, com os volumes podendo chegar até 150 mm em algumas localidades.
Com informações do ND+