Há previsão de tempo chuvoso na região serrana, porém, temperaturas serão mais amenas.
Santa Catarina se prepara para dias chuvosos. Por conta do declínio das temperaturas no fim de semana, órgãos que monitoram o clima chegaram a mencionar chance de neve e ‘chuva congelada’ no estado. A formação de uma frente fria, no entanto, vai impedir os eventos.
Segundo Marcelo Martins, meteorologista da Epagri/Ciram, órgão oficial de previsão do tempo de Santa Catarina, para neve ou geada ocorrerem, são necessárias condições favoráveis, o que inclui temperaturas negativas, não previstas para este fim de semana.
“Se estiver chovendo, às vezes não tem o frio suficiente, fica 4ºC. Isso não é suficiente para nevar. E quando está, por exemplo, 0ºC, aí está muito úmido e há chuva congelada. Se estiver muito frio e muito seco, aí já é o contrário. Para nevar, tem que estar encoberto. Por isso, não há indicativo de neve. No início da semana até tinha”, disse Martins.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também não cita a possibilidade de neve ou geada no estado. O alerta para Santa Catarina está relacionado a queda do termômetro. As mínimas ao amanhecer ficam entre 3ºC e 5ºC no fim de semana.
Entenda como foram os fenômenos
-
- Geada: camada de gelo sobre superfícies expostas ao relento por conta das baixas temperaturas;
- Neve: acontece quando há nuvem de chuva com temperaturas abaixo de 0ºC. O tipo de chuva que cai da nuvem já sai em forma de flocos, congelada.
- Chuva congelada: ocorre quando a neve que cai da nuvem passa por uma camada de ar mais quente, com temperatura acima de 0°C, mas depois volta a encontrar uma camada de ar frio, e recongela antes de chegar ao chão, formando os pequenos aglomerados de gelo que caem no chão.
Com informações do site G1 SC