De acordo com a Defesa Civil, sete cidades registraram mais de 70 mm no período analisado
A chuva segue sem dar trégua em alguns municípios catarinenses. A Defesa Civil divulgou, na manhã desta segunda-feira (5), as 20 cidades que registraram maior acúmulo nas últimas 24h. Papanduva foi a que teve a maior precipitação, entre as 17h20 de domingo (4) e às 5h20 desta segunda. O acúmulo de chuva no município foi de 159 mm neste período.
Dos 20 municípios, sete registraram mais de 70 mm no período analisado pela Defesa Civil. Além de Papanduva, o segundo acúmulo de chuva mais alto foi registrado em Santo Amaro da Imperatriz, na Grande Florianópolis, onde o acumulado foi de 90,8 mm no mesmo período. O município tem sido um dos mais atingidos pela chuva dos últimos dias e já decretou situação de calamidade pública.
Outras cidades que também registraram índices de precipitação acima de 70 mm, entre elas Chapadão do Lageado (87,8 mm), Taió (85,2 mm), São Pedro de Alcântara (84,2), Laguna (76,6), Otacílio Costa (72 mm) e Corupá (71.2 mm).
Veja a lista completa dos 20 município com maior acúmulo de chuva:
Chuva mais intensa na última hora
Conforme monitoramento da Epagri Ciram, o acúmulo de chuva no período de uma hora foi intenso. De acordo com o órgão, pelo menos oito municípios registraram uma precipitação intensa, entre as 7h e as 8h desta segunda-feira, e possuem risco de deslizamento.
Pelo menos quatro municípios tiveram acúmulo de mais de 60 mm em uma hora. A maior precipitação do período foi registrada em Corupá, onde choveu 77,3 mm em uma hora. São Bento do Sul (65,4 mm ), Rio das Antas (64,5 mm) e Rio Negrinho (60,9 mm) aparecem na sequência.
Os níveis também foram altos em Chapadão do Lageado (57,7 mm), Santo Amaro da Imperatriz (52,9mm) e Otacílio Costa (52,9 mm). No município de Papanduva, que registrou o maior acumulado em 24h, segundo dados da Defesa Civil, houve um acúmulo de 40,4 mm em uma hora, conforme monitoramento da Epagri/Ciram.
Com informações do ND+