Por conta do acúmulo de chuva o risco é considerado 'muito alto' a 'alto' para deslizamentos em Santa Catarina; veja por região
A chuva não dá trégua em Santa Catarina e deixa o Estado em alerta vermelho para risco de deslizamentos. Conforme a previsão da Defesa Civil, a chuva intensa segue até domingo (19) e por conta do acumulado o risco é considerado muito alto para deslizamentos.
Por meio de uma nota sobre a condição do solo, divulgada na terça-feira (14), o órgão estadual alertou que Santa Catarina já registrou casos pontuais de movimentação de terra.
“Por isso, cabe destacar que as movimentações podem se desencadear mesmo em períodos sem a presença de chuva. Devido ao solo já encharcado e a diminuição dos níveis de água, o solo busca estabilidade podendo haver movimentações tardias”, explica a Defesa Civil na nota.
Risco muito alto de deslizamento
Na nota o órgão ainda destaca que grande parte do Santa Catarina está em alerta vermelho, com risco muito alto para deslizamento de terras.
Municípios de pelo menos nove regiões do Estado (parte vermelha do mapa) estão com risco muito alto, como: Extremo Oeste; parte do Oeste e Meio-Oeste; Planalto Sul; quase todo Alto Vale do Itajaí; e parte do Litoral Sul, Grande Florianópolis, Médio Vale do Itajaí e Planalto Norte
O feriado desta quarta-feira, dia 15, já começou com pancadas de chuva e temporais isolados no Grande Oeste. Ao longo do dia, segundo previsão da Defesa Civil, Santa Catarina deve ter sol em meio a nuvens- por alguns momentos- além de pancadas de chuva e temporais isolados.
A instabilidade deve afetar o Estado, principalmente pela manhã e ao fim do dia, por conta do calor e a formação de uma nova frente fria no Rio Grande do Sul. Para esta quarta o risco é considerado moderado para “ocorrências relacionadas a alagamentos, destelhamentos e enxurradas pontuais”.
O dia deve ser abafado, com máximas entre 23 e 25°C no Planalto e Litoral Sul e de 27°C a 32°C nas demais regiões.
A instabilidade persiste nos próximos dias. Na quinta-feira (16), Santa Catarina deve seguir com risco de temporais e chuva intensa em todas as regiões, devido ao avanço da frente fria combinada com o fluxo de calor e umidade do Norte do país. A condição deve ser registrada principalmente nas áreas próximas da divisa com o Estado gaúcho.
O risco varia de moderado a alto para ‘ocorrências associadas a alagamentos, destelhamentos e enxurradas’, na quinta e sexta-feira (17). A chuva segue intensa e volumosa até domingo, quando a instabilidade se começa se afastar de Santa Catarina e o sol deve predominar em todas as regiões.
Quanto ao calor, na quinta as máximas se aproximam dos 30°C em municípios do Oeste e Litoral Norte. Nas demais regiões variam de 27 a 28°C. Já na sexta, a máxima de 30°C será registrada no Extremo Oeste, enquanto nas demais regiões a temperatura deve ficar mais amena.
Com informações ND+