A chuva chegou na região Sul de Santa Catarina nas últimas horas. Pancadas foram registradas em cidades da região desde a noite dessa sexta-feira (19). Em Rio Jordão Médio, interior do município de Siderópolis, foi registrada queda de granizo por volta do meio dia deste sábado (20). Apesar de ter duração de aproximadamente cinco minutos, não foram registrados grandes prejuízos.
As pedras, do tamanho de bolinhas de gude, danificaram antenas parabólicas e algumas coberturas de galpões e casas. Ninguém se feriu ou ficou desabrigado. A equipe de reportagem do postal Sul in Foco, manteve contato com o coordenador regional da Defesa Civil de Criciúma, Rosinei da Silveira. Segundo ele, até a publicação desta matéria a Defesa Civil não havia sido acionada e nenhum registro havia sido efetuado nessas últimas horas.
Giro Estadual
A chuva que atingiu Santa Catarina na manhã deste sábado (20) trouxe vendaval e destelhamento a cidades da região Oeste, conforme a Defesa Civil, e alagamentos e deslizamentos pontuais na Serra catarinense. Além disso, houve desmoronamentos no Vale do Itajaí, mas ninguém ficou ferido.
Norte
No entanto, os maiores acumulados de chuva, segundo o órgão, foram registrados nas regiões Norte e Litoral Norte. No município de Schroeder, por exemplo, a chuva chegou a 31 mm, informou a Defesa Civil.
Oeste
Em Concórdia, no Oeste, três casas do bairro Santa Rita e uma do bairro Jardim foram destelhadas nesta manhã. Além disso, três mil unidades consumidoras ficaram sem energia elétrica em alguns momentos, de acordo com a Defesa Civil.
Os bairros Liberdade, Guilherme Reich, Imperial e comunidades da zona rural registraram queda de energia. Os bombeiros precisaram distribuir lonas para a cobertura das casas atingidas, mas não houve desabrigados.
Destelhamentos foram registrados também, na mesma região, em Joaçaba, Herval d'Oeste e Ponte Serrada.
Vale
Segundo a Defesa Civil, houve a queda do muro de uma escola sobre uma residência em Santa Terezinha,no Vale do Itajaí. Conforme a Defesa Civil ainda há registro de queda de barreira, com bloqueio parcial por cerca de uma hora da SC-114 no acesso a Taió, ainda no Vale.
Em Ibirama, na mesma região, onde pancadas de chuva caem desde quinta-feira (18) um ponto de ônibus desmoronou no centro da cidade nesta manhã, segundo o Corpo de Bombeiros Voluntários.
Serra
Em Lages, na Serra, o bairro Beatriz ficou alagado, depois que uma construção obstruiu o fluxo de um córrego que corta o bairro, informou a Defesa Civil. No mesmo município, no bairro Morro do Posto também foi registrado um deslizamento de pedras. Não houve vítimas, conforme o órgão.
[soliloquy id=”189615″]