Defesa Civil registrou vendaval, deslizamentos e pontos de alagamentos entre sábado e a manhã deste domingo.
Com a chuva deste fim de semana em Santa Catarina, alguns municípios registraram deslizamentos, pontos de alagamentos e até vendaval entre a tarde de sábado (27) e a manhã deste domingo (28). Segundo a Secretaria de Estado da Defesa Civil, não há registros de feridos ou desabrigados.
Em Rio das Antas, no Oeste catarinense, um vendaval causou prejuízos. Os bombeiros foram acionados por volta das 20h de sábado após a cobertura do estacionamento de um supermercado cair sobre quatro veículos. Havia ocupantes nos carros, mas ninguém se feriu. Além do estabelecimento, três residências foram destelhadas e árvores caíram em vias públicas.
Em Lages, na Serra, rajadas de ventos destelharam residências e provocaram queda de árvores. A Defesa Civil do município também registrou pontos de alagamentos.
Em Pouso Redondo, três bairros ficaram com ruas alagadas na madrugada deste domingo depois que um o rio transbordou. A ocorrência foi por volta das 2h30. Nenhuma residência chegou a ser atingida, conforme a Defesa Civil, que monitora o local.
Em Florianópolis, na madrugada deste domingo, um deslizamento provocou a queda de um muro de contenção de uma via no bairro Pantanal, o que afetou o acesso de veículos a algumas residências.
No Oeste catarinense, a chuva provocou pontos de alagamentos em Xanxerê na tarde de sábado (27). A água chegou a invadir as residências de oito famílias. No interior da cidade, na Linha Invernadinha, uma família ficou isolada.
Na mesma região, em Vargeão, por volta das 17h30 foram registrados dois alagamentos em estabelecimentos comerciais. Em Curitibanos, a chuva provocou uma queda de muro por volta das 21h. Já em Campos Novos, houve alagamentos pontuais após alguns córregos transbordarem por volta das 20h de sábado.
A chuva também provocou queda de muro em Corupá, no Norte catarinense. A Defesa Civil municipal colocou lonas no local e não foi necessário que famílias deixassem a área atingida, no bairro Pedra de Amolar.
Já no Sul do estado, também ocorreu queda de muro próximo a uma residência em Criciúma, por volta das 23h de sábado. Com o deslizamento de terra, além de o muro ficar danificado, um poste também ficou inclinado. Em Orleans, uma barreira caiu sobre uma estrada, interrompendo o trânsito momentaneamente em meia pista
Previsão para a semana
Segundo o meteorologista Leandro Puchalski, a chuva segue até quarta-feira em Santa Catarina. “Vamos ter momentos de melhoria e até chuva fraca na segunda. No entanto, ganha força entre terça e quarta. Maio termina com volumes bem altos em algumas áreas”, detalha Puchaski.
Com informações do G1SC