Defesa Civil emitiu novo alerta de chuva forte para o Sul do Estado nas próximas duas horas da manhã deste domingo (24). Urussanga já acumula 87 mm de chuva.
A Defesa Civil emitiu às 9h10min da manhã deste domingo (24), um novo alerta para a possibilidade de chuva forte, em especial no Sul do Estado. Conforme a nota, podem ocorrer pancadas de chuva com raios nas próximas duas horas, em especial na divisa com o Rio Grande do Sul.
Ainda no final da tarde deste sábado (23), a entrada do frente fria que atua sobre a região, causou chuva forte e alagamentos em algumas cidades, como Cocal do Sul. Entre os pontos mais afetados, estão as residências localizadas na Rua Criciúma, Joaçaba e Belo Horizonte no bairro Jardim Elizabeth.
Conforme o vice-coordenador da Defesa Civil de Cocal do Sul, João Geraldo Echeli, nenhuma família precisou ser retirada de suas residências. “Os alagamentos perduraram por pouco tempo. Cerca de 30 metros do muro da Escola de Educação Básica Francisca Búrigo caiu e o local foi isolado. Orientamos as pessoas para que fiquem atentas quanto as estas situações e pedimos para que não deixem entulhos nas ruas. Comuniquei a secretaria de obras sobre a necessidade da limpeza das bocas de lobo após as chuvas.”, declara Geraldinho.
Ainda confirme o Governo Municipal, uma drenagem auxiliar está sendo construída para auxiliar no escoamento das águas pela Rua Chapecó. A obra está em 50% de sua conclusão.
Alagamento no centro
No centro da cidade, comerciantes da Rua Paulino Búrigo ficaram ilhados temporariamente.
No centro de Criciúma, uma árvore caiu em frente a um shopping na Praça Nereu Ramos em função do vento forte.
Deslizamentos atingem garagens e um carro
Em Urussanga, o Corpo de Bombeiros foi chamado para atender dois casos de deslizamentos de terra sobre residências. Em uma delas, um carro foi soterrado na garagem no bairro De Brida e a estrutura de outra garagem no bairro Estação também foi danificada. Na cidade, já é contabilizado o acumulado de chuva de 87 mm nas últimas 24 horas.
A orientação é para que os moradores dessas regiões fiquem atentos aos sinais de deslizamento como pequenos movimentos de terra, rachaduras no solo e estruturas fixas, alagamentos e outros. Em caso de deslizamento, a orientação é para que não remova qualquer detrito como pedras. Neste caso, o morador deve interditar a área de risco e buscar abrigo seguro até o término do período chuvoso. Lonas podem ser utilizadas para cobrir áreas vulneráveis, impedindo a penetração da água no solo.
Ruas alagadas em Cocal do Sul – bairro Jardim Elizabeth
[soliloquy id="254976"]
No caso de alagamentos, as pessoas devem evitar contato com as águas e não dirigir em lugares alagados, evitando ainda transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.
Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo