Moda

Chinelos ganham notoriedade no mercado de calçados

Descolados, leves e confortáveis, eles passaram a ser um curinga na hora de construir o look

Foto: Jadson da Luz

Foto: Jadson da Luz

Desde a década de 60, as empresas do ramo de calçados têm apostado nos chinelos femininos. Antes somente de borracha e com poucas opções de cores, hoje o acessório ganha vida e novos formatos, apresentando-se de forma mais sofisticada ao mercado.

Conforme o gerente da loja Bem Calçado de Içara, Jeferson Duarte, até alguns anos apenas algumas artesãs tinham a preocupação de personalizar os chinelos, fazendo aplicações e mudando sua estrutura. Hoje, no entanto, a realidade é outra.  “Muitas empresas já consolidadas no mercado estão investindo forte no nicho. A vantagem das grandes marcas é que além de uma garantia maior, elas conseguem vender em grande escala”, aponta Duarte, lembrando que, por mês, as lojas da rede chegam a vender 100 pares do modelo.

Com pérolas ou pedras que imitam joias preciosas, o acessório pode ser usado em ambientes distintos. “No entanto, é preciso ter cuidado na hora de combiná-lo com a roupa, pois alguns têm detalhes que chamam bastante atenção e não ficam bem c om peças estampadas”, pontua. A atenção tem que ser redobrada quando o evento for à noite. “Balada ou um restaurante mais refinado não combinam com chinelos, mesmo eles sendo mais incrementados. Agora, se for uma saída no barzinho, na praia ou até na ida à faculdade, fica bacana. Só evite usar com calça”, comenta Jeferson, acrescentando que no dia a dia os chinelos combinam com saia, shorts e vestido.

A estudante Maria Júlia Alberton aprecia os modelos diferenciados. “Eles são bonitos, bem trabalhados e bastante confortáveis”, pontua. A historiadora Ketilin Keli da Silva concorda com a jovem, e acrescenta. “Gosto da praticidade. São leves e muito úteis. No Verão, é a melhor pedida. Se for um chinelinho com pedrarias, correntes ou detalhes dourados, por exemplo, combina com diversos looks e com os mais variados ambientes”, comenta.

Na Bem Calçado, a marca Color Shoes domina as vitrines da loja quando é este o tema. Os preços dos chinelos partem dos R$59,90. “O valor do produto está atrelado à sua qualidade e diferenciação dos acessórios comparados aos outros modelos”, pontua Jeferson. 

Colaboração: Jadson da Luz/Ápice Comunicação