As mudanças estão encaixotadas. Os móveis sendo desmontados e os utensílios domésticos prontos para o novo lar. Os 176 beneficiados pelo programa Minha Casa, Minha Vida, irão receber as chaves dos apartamentos na próxima sexta-feira, dia 28, às 15h, no pátio do condomínio Henrique Paes, no bairro Mato Alto.
Uma das primeiras que irá receber as chaves da nova residência, com 42 metros quadrados, a diarista Cleide de Souza, 35 anos, futura moradora do apartamento 34, no bloco 2, seu endereço a partir do dia 28.
"Eu só quero ser feliz", suspirou Cleide de Souza, 35 anos, mãe de dois filhos.
Segundo levantamento do Departamento de Habitação, os futuros moradores são formados, na maioria, por mulheres chefes de família, em seguida, por idosos, pessoas com algum tipo de deficiência e casais com filhos.
"É muito gratificante e será emocionante entregar as chaves para essas famílias que tanto esperaram pela casa própria", disse o prefeito Everaldo dos Santos.
Condomínio
Uma assistente social foi designada e deverá acompanhar as famílias nos próximos meses. Reuniões de condomínio, eleição de síndico e até mesmo a socialização estão sendo planejadas. O aluguel, venda e repasse para outra pessoa não será permitido.
Minha Casa, Minha Vida
O empreendimento é localizado no bairro Mato Alto em Laguna, o condomínio tem 11 blocos, com 16 apartamentos em cada. As 176 moradias foram oferecidas pela Caixa Econômica Federal, através do programa Minha Casa, Minha Vida. Todas as unidades tem 42m². As ruas Avenida Brasil e Venezuela, principais acessos ao condomínio já foram concluídas.
Pagamentos
Mesmo sendo um valor considerado baixo, todos os beneficiados com as moradias assumirão um financiamento e pagarão mensalmente um valor fixo, dependendo da renda declarada, pelo período de 10 anos. Além disso, por se tratar de um condomínio, os moradores deverão ter também uma taxa condominial, que será discutida entre os contemplados dos prédios.