A prefeitura de Chapecó, no Oeste catarinense, confirmou que seis pessoas contraíram dengue no município, como foi mostrado na reportagem do RBS Notícias desta sexta-feira (17). Os pacientes são três homens e três mulheres.
Os infectados têm idades entre 16 e 50 anos. Quatro deles residem no bairro Universitário e dois no Passo dos Fortes, segundo a prefeitura. Eles foram medicados e estão sob repouso em domicílio. Um caso ainda aguarda confirmação.
De acordo com a secretária de Saúde, Cleinenara Weirich, os casos estão monitorados, sendo que a Divisão de Vigilância Epidemiológica (Dive) do estado foi imediatamente notificada.
“De acordo com a evolução apresentada nos próximos dias, se necessário, teremos ação conjunta da Dive, inclusive com aplicação de produtos como ‘fumacê’. Porém as medidas serão adotadas conforme a situação evoluir”, disse a secretária.
Atendimento à população
A estrutura da rede básica de saúde está à disposição para atender a demanda, além do Hospital da Criança, da Unimed e do Hospital Regional do Oeste, que possuem condições de atender casos que apresentarem maior gravidade.
“O tratamento basicamente é domiciliar”, confirma o médico infectologista Hugo Noal. O ciclo da doença no ser humano dura em torno de sete dias. Após esse período a pessoa não é mais potencial portadora do vírus.
A prefeitura reforça que realiza ações constantes focadas na prevenção, com destaque para o trabalho das agentes de endemias.
Neste ano, foram realizadas 59 mil visitas domiciliares, 25 mil pneus foram recolhidos e 178 caixas de água e cisternas foram tampadas.
Casos no estado
De acordo com o mais recente boletim da Dive, divulgado na quinta (16), há 1.308 casos confirmados de dengue em Santa Catarina desde 1º de janeiro.
Desses, 834 foram contraídos dentro do estado, sendo 824 em Itajaí, seis em Chapecó, três em Itapema, no Litoral Norte, e um em Joinville, no Norte.
Chapecó é considerada infestada pelo mosquito transmissor da dengue, com 516 focos no município.
Com informações do Portal G1 SC