O Centro Materno Infantil do Hospital Nossa Senhora da Conceição adota prática humanizada também no parto cesariana. A iniciativa valoriza ainda mais a participação da mãe durante o procedimento, além de permitir, sempre que possível, que o bebê seja colocado imediatamente próximo à mãe, com o objetivo principal estreitar relação entre os dois. Estimula, ainda, o aleitamento materno na primeira hora que, consequentemente, protege o bebê e facilita a descida do leite.
Na cesárea humanizada, a mãe e seu acompanhante são informados pelo médico sobre tudo o que está ocorrendo e, caso ela deseje, os campos cirúrgicos podem ser abaixados para que a mãe veja seu bebê nascendo. Além disso, o bebê é retirado com calma e o cordão umbilical não é cortado imediatamente pelos médicos e a mãe tem a chance de ver o seu filho conectado a ela pelo cordão.
A mãe Bruna Kuerten Bittencourt teve seu bebê colocado no peito logo após o nascimento, ainda durante o procedimento cirúrgico, e diz que se ficou surpresa com a nova prática adotada no hospital, além de se sentir mais segura. “Poder ficar com ele o tempo todo fez muita diferença para mim e meu esposo que permaneceu conosco.”, relata a paciente de 27 anos, mãe do pequeno Vinícius, que nasceu com 3.680 quilos e 46 centímetros.
Para deixar o ambiente ainda mais confortável à mãe e ao bebê, a coordenadora do Centro Materno Infantil, Katiane Baschirotto Dorigon Coral, explica que o ar condicionado é mantido em temperatura indicada pela Sociedade Brasileira de Neonatologia. “Estamos vendo também a possibilidade de colocarmos som ambiente para que a família em seu plano de parto possa escolher a música que estará ao fundo no momento do nascimento”, revela a enfermeira.
Colaboração: Comunicação HNSC