Evento também comemorou 177 anos da PM em Santa Catarina.
O 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Criciúma realizou na tarde desta quinta-feira uma solenidade comemorativa aos 177 anos da Polícia Militar de Santa Catarina. Na ocasião, realizada na sede do batalhão, diversas homenagens foram prestadas a policiais militares que marcaram a história da PM criciumense.
Os policiais militares Gutemberg Laureano, Amilton Sebastião, Ari da Rosa Santos e Sadi da Silva foram homenageados porque completaram 30 anos de serviço. Eles foram aposentados com remuneração. Brasões de Mérito de terceira, segunda e primeira categorias foram entregues a 14 policiais.
Medalhas de Mérito foram entregues a policiais militares que completaram 10 e 20 anos de corporação. Seis policiais receberam promoção de patente por tempo efetivo de serviço, por tempo total de serviço e por antiguidade.
De acordo com o comandante do 9º BPM, Tenente Coronel Márcio José Cabral, essas cerimônias fazem-no lembrar de sua vida na Polícia Militar de Santa Catarina. “A PM me fez mudar hábitos, me fez ver coisas que nunca imaginei ver. Desde que entrei pra Polícia tenho que estar ligado 24 horas por dia e sete dias por semana”, ressaltou ele. “Essa emoção é algo que nunca ninguém irá tirar de mim”, completou arrancando aplausos do público presente.
Em seu discurso, o comandante lembrou momentos de sua carreira na PM. Ele falou sobre os colegas que morreram enquanto trabalhavam, as pessoas que não respeitam as leis e as adversidades às quais teve que enfrentar para garantir a ordem.