Geral

Cerca de 600 pessoas assistiram ao Grupo Cultura Mamoeira no primeiro dia de apresentações nas Escolas de Criciúma

Serão ao todo seis espetáculos ao longo do mês de abril

Foto – Divulgação

O Coletivo Cultura Mamoeira, de Criciúma, iniciou nesta segunda-feira (07/04), uma série de apresentações de Boi de Mamão em instituições educacionais da cidade. Foram quase 600 pessoas que assistiram as duas apresentações, somando o público da manhã e da tarde, no Ginásio do Bairro da Juventude. Serão ao todo seis espetáculos ao longo do mês de abril, levando a brincadeira folclórica a diferentes públicos e territórios do município.

Conforme os integrantes do grupo e coordenadores do projeto, Quetlin da Silva Silveira Apolinario e Vinicius da Silva Martins, o Cultura Mamoeira nasceu com a ideia de que a cultura do Boi de Mamão voltasse a circular na região. “Nas nossas pesquisas, descobrimos que o Boi de Mamão, durante muito tempo, ficou restrito às escolas e que os grupos mais antigos já não estavam mais ativos. Quando fundamos o Cultura Mamoeira, tínhamos esse compromisso: além de ser um grupo de teatro, ser também um grupo para auxiliar a produção nas escolas, até pela nossa formação de professores”, comentou Vinicius.

Para Quetlin, a circulação vem como forma de apresentar a pesquisa realizada em 2024, durante a execução do prêmio recebido pelo Edital Estadual Elisabete Anderle. O grupo fez um levantamento de como era a tradição do Boi de Mamão em Criciúma e região, e o resultado foi a montagem do espetáculo que agora será apresentado nas escolas e instituições de ensino. “Esse espetáculo foi montado com as raízes do nosso Boi de Mamão — aquele que está presente nas escolas, na APAE, e em outros espaços — para que as pessoas tenham acesso a essas brincadeiras de boi”, relata.

Entusiasmados, os integrantes lembram que a circulação da chamada “brincadeira de Boi de Mamão” nas escolas é viabilizada por meio de recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, do Governo Federal, por meio do Edital Municipal da Fundação Cultural de Criciúma. “Queremos que conheçam a cultura do boi daqui e que ela volte a circular entre as pessoas”, afirma Vinicius.

*Cronograma de apresentações*

12/04 – Festa da Família da Escola Estadual Heriberto Hülse, às 9h;

14/04 – Escola Municipal Francisco Skrabski, às 14h;

16/04 – CRAS Próspera, às 9h;

28/04 – APAE Criciúma, às 14h.

Notícias Relacionadas

Criciúma vence o Athletic-MG por 4 a 0 no Majestoso pela Série B

Tigre venceu em casa após mais de dois meses

Criciúma marca apresentação do atacante Sassá

Sassá tem 31 anos e estava no Amazonas

Criciúma conhece datas do duelo contra o Bragantino

Tigre e Bragantino jogarão duas partidas em maio pela Copa do Brasil

Ceia da Quinta-Feira Santa: A última refeição realizada entre Jesus e seus discípulos