O diretor de Prevenção da Defesa Civil de Santa Catarina, Major Fabiano Souza, estima que há 2 mil famílias afetadas pelos alagamentos e deslizamentos em Santa Catarina neste fim de semana. A informação foi repassada durante uma coletiva de imprensa, com a presença do governador Raimundo Colombo, na sede da Defesa Civil, em Florianópolis, na tarde deste domingo (8).
Os meteorologistas da Epagri/Ciram explicaram que o período crítico será até 21h deste domingo. Após este horário, o volume de chuvas deve diminuir e, com a entrada de uma massa de ar seco no Estado, o tempo melhora já na madrugada de segunda-feira.
Até 15h deste domingo, 18 municípios do Estado notificaram a Defesa Civil com informações sobre alagamentos e deslizamentos. A BR-280 está interditada entre Corupá e São Bento do Sul, na região Norte do Estado. Ainda na BR-280 há riscos de novos deslizamentos de terra e o alerta é para todas as estradas no Norte e Planalto Norte.
O município de Corupá decretou Situação de Emergência e as aulas na rede estadual de ensino foram canceladas, nesta segunda-feira, nas cidades de Jaraguá do Sul, Corupá, Massaranduba, Schroeder e Guaramirim.
Desde as 16h, técnicos da Defesa Civil, Exército, Vigilância Sanitária, Bombeiros e Epagri/Ciram estão reunidos na sede da Defesa Civil para avaliar a situação e traçar um plano de ação para liberação das estradas, ajuda aos desabrigados e desalojados e retirada da população das áreas de risco.
Colaboração: Jacqueline Iensen
[soliloquy id=”70499″]