Atividades fazem parte do projeto “Orleans – A Cidade das Colinas: Repleta de histórias e memórias”, realizado em alusão ao aniversário do Município.
No Dia do Estudante, celebrado nesta quarta-feira, dia 11, o Centro Educacional Meta, de Orleans, preparou um dia diferente aos alunos, com diversas brincadeiras tradicionais dos colonizadores. A ação faz parte do projeto “Orleans – A Cidade das Colinas: Repleta de histórias e memórias”, desenvolvido neste mês de agosto, quando é celebrado o aniversário do Município.
Entre as brincadeiras resgatadas com os estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I, estavam: amarelinha, três Marias, telefone sem fio, passa-anel, ovo podre (ou ovo-choco). Através delas, foi possível trabalhar alguns princípios básicos, incluindo o compartilhar, a cooperação, a liderança, a competição e a obediência às regras.
De forma paralela, foi apresentada a história dos colonizadores do município. “Por meio do projeto, reforçamos a valorização e o respeito pela nossa cidade, já que é nela onde vivemos, então é importante que façamos a nossa parte como cidadãos, contribuindo para o coletivo”, ressalta a diretora Marlene Turazzi Moreira.
A coordenadora pedagógica Ana Maria Auta da Silva Cardoso citou alguns dos temas que serão abordados no projeto. “Compreender como surgiu a nossa cidade; quem foram os primeiros habitantes antes da colonização; de quais países vieram os colonizadores; explorar o conceito de colonização; despertar a curiosidade a respeito das imigrações e qual a descendência de sua família; reconhecer como isso contribuiu na formação do município de Orleans; entender porque as pessoas de outros países vieram para cá”.
Ao decorrer do segundo semestre letivo de 2021, outras ações serão desenvolvidas com o intuito de trabalhar questões sociais e culturais. O projeto será dividido em etapas e cada professor desenvolverá atividades de acordo com os assuntos estudados em sala de aula. O projeto finalizará no dia 29, véspera do aniversário do Município de Orleans, quando Orleans completará 108 anos de emancipação político-administrativa. A instituição de ensino segue com os protocolos de segurança tendo em vista a pandemia, com a utilização de máscara e álcool em gel.