Geral

Censo do IBGE vai atualizar os dados da área rural

Os recenseadores vão iniciar a pesquisa a partir de outubro com o prazo de conclusão em fevereiro de 2018. O Censo será realizado em diversas cidades do Brasil.

Censo do IBGE vai atualizar os dados da área rural de Morro da Fumaça

Foto: Filipe Casagrande / Comunicação Prefeitura de Morro da Fumaça

A partir de outubro, os recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE vão percorrer as áreas rurais de Morro da Fumaça para atualizar os dados do município. A pesquisa faz parte do Censo Agro 2017, que será realizado paralelamente em diversas cidades do Brasil com a previsão de conclusão em fevereiro de 2018. Os estabelecimentos agropecuários e o papel da agricultura familiar na vida das pessoas vão estar no foco da pesquisa.

De acordo com a diretora do departamento de Agricultura de Morro da Fumaça, Patrícia Coral, mais de 40 perguntas serão feitas pelos pesquisadores que vão estar identificados com as credenciais do IBGE. “A pesquisa será feita com o tablet para agilizar no cadastramento e envio de respostas. É fundamental que as pessoas respondam este Censo de forma sincera, pois é por meio destes dados que vamos ter subsídios para futuros projetos e assistência do município”, conta.

O Censo Agro 2017 vai subsidiar a implantação do cadastro de estabelecimentos agropecuários e do Sistema Nacional de Pesquisas Agropecuárias. Isso permitirá a criação da Pesquisa Nacional por Amostra de Estabelecimentos Agropecuários, que irá a campo, anualmente, captar dados pormenorizados sobre receitas e despesas na produção, crédito e seguro rural, proteção de mananciais, conservação da fauna e flora, uso de agrotóxicos, técnicas de produção, além da situação social e familiar dos trabalhadores do campo, entre outros temas.

Colaboração: Filipe Casagrande / Comunicação Prefeitura de Morro da Fumaça

Notícias Relacionadas

Royalties do petróleo: STF reconhece que IBGE usou critérios ilegais para traçar a projeção marítima da costa de SC

Desde a década de 1990, diferentes procuradores do Estado atuaram no processo, além de servidores da própria PGE e de outros órgãos públicos estaduais, o que evidencia um trabalho coletivo que vai beneficiar todos os catarinenses.

IBGE inicia a Pesquisa de Orçamentos Familiares 2017/2018 na região

A POF é o levantamento mais detalhado sobre os padrões de consumo dos brasileiros. Baseado nessa pesquisa, o IBGE atualiza a cesta de itens do Índice de Preços ao Consumidor Amplo - IPCA.

Santa Catarina tem a menor taxa de desocupação do país em junho, aponta IBGE

Ainda segundo a Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), Santa Catarina se mantém com o menor percentual de pessoas na informalidade.

Santa Catarina tem menor taxa de desocupação e de pessoas na informalidade do país, aponta IBGE

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD-Covid 19) também apontou que a proporção de domicílios que receberam algum auxílio emergencial passou de 43% em junho para 44,1% em julho