O vereador Valter Orbem (PSD), líder do Governo Municipal na Câmara de Vereadores de Orleans, utilizou a tribuna na sessão ordinária de segunda-feira (8) para esclarecer questões do Cemitério Municipal de Orleans, localizado no centro da cidade. Conforme o edil, a administração terceirizada do cemitério entregou ontem no Paço Municipal uma planilha contendo os custos dos serviços prestados no cemitério.
“Imediatamente o prefeito solicitou que a assessoria jurídica fizesse análise das questões levantadas no documento para apreciar os aspectos legais que a administração do cemitério questiona e que ela pondera como seus direitos. Ainda essa semana, no máximo na próxima terça-feira, uma reunião será marcada”, afirmou Valter Orbem. O objetivo é entrar em consenso para que os valores cobrados sejam justos tanto para os administradores quanto para a população.
O prefeito de Orleans Marco Antonio Bertoncini Cascaes, que esteve presente na última sessão ordinária, participará da reunião acompanhado da assessoria jurídica da prefeitura. Também fará parte do encontro, a administração terceirizada do cemitério e um representante da Câmara de Vereadores e da Associação São José, formada por cidadãos orleanenses para discutir questões acerca do cemitério e defender os interesses da população.
Transporte universitário
Também foram pautadas na sessão questões referentes ao transporte universitário. Entrou na Casa Legislativa o Projeto de Lei – PL que autoriza transferir recursos no valor de R$ 95 mil para a Associação dos Universitários do Município de Orleans.
O objetivo é auxiliar os estudantes do ensino superior, que se deslocam para as universidades de Tubarão e Criciúma, no custeio do transporte. O vereador Cristian Berger (PPS), entretanto, pediu que o vereador Valter Orbem buscasse a informação e respondesse na próxima reunião se, com esse recurso, o transporte universitário ficaria gratuito.
Câmeras de videomonitoramento
O prefeito de Orleans entregou à Casa Legislativa uma cópia do ofício encaminhado ao secretário estadual de Segurança Pública, solicitando informações sobre a instalação das câmeras de videomonitoramento. O chefe do Poder Executivo se comprometeu ainda a repassar as informações aos vereadores assim que obtiver uma resposta.
[soliloquy id=”129638″]