O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - Cemaden, emitiu comunicado no final da manhã desta quarta-feira, 04, com risco alto de inundações em alguns pontos de Braço do Norte
As áreas de probabilidade são os bairros Floresta (Loteamento São Matheus), Sertão do Rio Bonito, Bela Vista (margem do rio), Lírio Fornazza (São Basílio), Lado da União, Rua João Lino Manoel (Centro), Severiano Sombrio, Sete de Setembro, Avenida Getúlio Vargas, Bairro São Francisco de Assis e Avenida Jorge Lacerda (próximo ao córrego).
Conforme o prefeito, Beto Kuerten Marcolino, o Município já tem um Plano de Ação que contempla possíveis famílias desalojadas. “Pedimos que as pessoas não se arrisquem, liguem para a Defesa Civil ou Corpo de Bombeiros no menor sinal de perigo. Estamos com as secretarias em plantão e todos que necessitarem serão atendidos”, conclui.
Além disso, a Defesa Civil está trabalhando na prevenção de novos desmoronamentos com a distribuição e colocação de lonas. “Também estamos disponibilizando a retira de móveis, conforme traçado ontem no Plano de Ação e o plantão da Secretaria de Infraestrutura e seus maquinários”, reforça Beto.
De acordo com o boletim do Cemaden a atuação de áreas de instabilidade na região poderá provocar chuvas intensas, alagamentos e extravasamento dos canais urbanos. A previsão meteorológica indica possibilidade da chuva se intensificar na região ao longo da tarde e noite de hoje.
Uma nova reunião está marcada para a tarde desta quarta-feira com a presença do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Cerbranorte e Casan com o intuito de unificar as informações e traçar novos passos para o Plano de Ação.