Sob os olhares atentos da platéia que acompanhava a escolha da nova mesa diretora da Câmara de Vereadores de Grão-Pará, os parlamentares que irão conduzir os trabalhos no próximo ano foram eleitos. Com nove votos, o vereador mais jovem a assumir a cadeira majoritária, Cedenir da Silva Honorato (PMDB) foi eleito o presidente. Já o atual vice, Vanilto de Souza Muller (PMDB), permanece no cargo após ter recebido cinco votos. Já Rosana de Oliveira Souza (PMDB) e Laércio Camilo Meurer (PP), assumem como primeiro e segundo secretários, respectivamente.
A eleição da nova mesa diretora aconteceu na noite de segunda-feira, 14 de dezembro, durante a sessão extraordinária. Após colocar em discussão e aprovação as indicações e requerimentos que deram entrada na sessão, a atual presidente Daiana Beltrame Muller (PT) conduziu o processo de eleição. Para que tudo ocorresse dentro dos conformes, os vereadores Valmir Jacinto Ballmann (PP) e Roselita Buss (PMDB) conferiram as urnas que receberam as cédulas eleitorais, antes e após o processo de escolha.
Através de cédulas, cada parlamentar deu o seu voto. Pouco mais de 10 minutos após o início do processo, os nomes que irão compor a mesa diretora do Legislativo em 2016 foram anunciados. Ao fazer uso da tribuna, o presidente eleito declarou a nova missão assumida perante ao município de Grão-Pará. “Um dos desafios será melhorar o entrosamento entre o Legislativo e o Executivo. Nestes três anos como vereador, percebi algumas dificuldades no atendimento aos pedidos. Ficávamos a mercê e a população nos cobrava. Esperava mais e no meu mandato farei o meu melhor, buscando um melhor diálogo, pois quem ganha é o nosso munícipe”, mencionou Cedenir.
O vereador que atualmente tem 27 anos, iniciou a vida política em 2009, quando convidado pelo então prefeito Valdir Dacorégio (PMDB) para assumir a Secretaria da Família. “Acredito que fiz um bom trabalho, pois logo a população e a minha família me incentivaram a ser candidato a vereador. Coloquei meu nome a disposição e fui eleito com 330 votos”, comentou o novo presidente do Legislativo de Grão-Pará.
Com a missão de continuar trabalhando em prol da população grão-paraense, o parlamentar complementa que se sente preparado para conduzir o último ano da legislatura 2013-2016. “Com certeza as últimas três presidentes fizeram um bom trabalho, e darei seguimento a este processo. Obtive uma boa experiência neste período e coloco meu nome a disposição tanto do Executivo e da própria população, para fazermos um bom trabalho no próximo ano”, argumentou o vereador.
Na atual legislatura, a Casa do Povo foi comandada por três mulheres. Em 2013, Roselita Buss assumiu a presidência, tendo como sucessora, em 2014, a vereadora Rosana de Oliveira Souza. Atualmente segue à frente do Legislativo a vereadora Daiana Beltrame Muller. Na oportunidade, após um ano de muito trabalho, Daiana agradeceu a parceria de todos. “Tivemos um ano bastante produtivo, com pelo menos 400 indicações sugeridas por nossos vereadores, sem contar os projetos. Só tenho a agradecer o empenho de todos que não deixaram de medir esforços para o bem de nosso município e de nossa população. O que esteve ao nosso alcance foi realizado e que 2016 também seja um ano de muita vontade de trabalhar”, disse na tribuna, e ainda estendeu os desejos ao novo presidente, Cedenir Honorato. “Só tenho a desejar um ano de muito sucesso, e mesmo sabendo que será um ano difícil, temos que estar preparados para atender nosso povo”, concluiu a vereadora.
Ainda nesta semana acontece uma sessão extraordinária para colocar em segunda votação os projetos que deram entrada na Casa na noite de segunda-feira. Após, a Câmara de Vereadores entra em recesso, retornando as atividades em fevereiro de 2016.
Colaboração/Késsia Meurer/Especial Sul in Foco
[soliloquy id=”161863″]